Os partos cesarianos podem ser uma opção mais segura para mulheres esperando gêmeos e podem prevenir mortes de recém-nascidos, disseram pesquisadores nesta sexta-feira. Devido às possíveis complicações durante o trabalho de parto e o nascimento, o segundo gêmeo corre um risco maior de morte do que o primeiro, especialmente se os bebês nascem de gestação completa, afirmaram eles.Os médicos do Hospital Maternidade Rosie, em Cambridge, Inglaterra, acreditam que uma cesariana planejada poderia reduzir o risco de morte. "Uma cesárea planejada de gêmeos de gestação completa pode evitar mortes pré-natais", afirmou o professor Gordon Smith, chefe da pesquisa. "Aconselhamos que mulheres esperando gêmeos sejam alertadas sobre o risco do segundo gêmeo e a possibilidade teórica de um efeito protetor da cesariana."
Os pesquisadores analisaram detalhes de nascimentos de 4,5 mil gêmeos prematuros e de gestação completa na Escócia, entre 1992 e 1997. As descobertas estão publicadas na mais recente edição do British Medical Journal.
Entre os 2,5 mil nascimentos de gêmeos de gestação completa, um segundo gêmeo a cada 270 partos morreu em decorrência de complicações, geralmente falta de oxigênio. Mas não houve mortes entre os segundos gêmeos que nasceram de cesárea.
Os nascimentos múltiplos são arriscados tanto para a mãe quanto para os recém-nascidos, já que há uma maior propensão de partos prematuros com bebês abaixo do peso normal. Além disso, também há um risco mais elevado da criança ter a saúde debilitada ou alguma deficiência e da mãe apresentar problemas psicológicos.