Os homens que fumam têm um risco três vezes maior de desenvolver problemas de função renal comparados aos não-fumantes, de acordo com pesquisadores australianos. Entre as mulheres, o cigarro não foi associado a problema renais, informou a equipe de Esther M. Briganti, da Universidade Monash, em Clayton.Especialistas já conheciam o dano adicional que o fumo pode provocar aos rins de diabéticos ou hipertensos. Mas havia poucas pesquisas sobre o efeito do tabaco sobre os rins de pessoas saudáveis, observaram os pesquisadores na edição de outubro do American Journal of Kidney Diseases.
A equipe avaliou os hábitos de fumo e a saúde renal de 11.247 homens e mulheres saudáveis com idade igual ou superior a 25 anos. Os homens fumantes estavam mais propensos a apresentar altos níveis de proteínas na urina, um indicador de problemas na função renal, indicou o estudo. A associação foi particularmente forte no grupo que apresentava nível "alto-normal" de pressão sanguínea ou metabolismo de açúcar no sangue.
Em geral, quanto mais tempo uma pessoa fumava, mais propensa ela estava a prejuízos na função renal, informou a equipe. "Os homens fumantes estavam mais de três vezes mais propensos a desenvolver problemas nos rins do que os não-fumantes. Entretanto, o cigarro não foi associado a prejuízos renais em mulheres", informaram os autores da pesquisa.
"Nossos dados indicam que o público em geral, sem fatores de risco de doença renal por hipertensão e diabete, deveria ser alertado sobre a associação entre tabaco e problemas renais, além das outras conseqüências já conhecidas para a saúde", concluiu a equipe.