Vida e saúde Vida Saudável
Terra Celular
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  Alergia
A alergia e suas facetas

Leia mais:
» Introdução
» Poluição
» Facetas da alergia
» Higiene ambiental
Veja também:
» Especial Inverno
» Não engorde no inverno

A alergia é uma situação clínica em que o indivíduo responde de maneira exagerada à interação com determinadas substâncias, enquanto a maioria das pessoas convive normalmente com o ambiente, independentemente da temperatura, umidade ou poluente. Ela é transmitida geneticamente, embora o portador possa passar a vida inteira sem manifestar sintomas, caso não seja exposto aos alérgenos aos quais é sensível. A alergia pode ser de medicamentos, alimentos e outros alérgenos, e se manifesta na pele (dermatite), no nariz (rinite), no pulmão (asma brônquica) e olhos (conjuntivite). Essas formas reunidas atingem 30% da população mundial e cerca de 60 milhões de brasileiros.

Para cada quadro, há um sintoma. Quem sofre de rinite apresenta espirros, coriza, coceira e obstrução nasal. Para os asmáticos, as perturbações incluem falta de ar, tosse e chiado no peito por períodos intermitentes ou até perenes. Tanto a rinite quanto a asma brônquica são as doenças respiratórias de natureza alérgica mais frequentes, atingindo pelo menos 10% da população. "É muito comum quem tem asma ter rinite. Às vezes, a rinite é um prenúncio de que a pessoa, no futuro, será asmática", explica Clystenes Odyr Soares Silva, professor adjunto de Pneumologia do Complexo Unifesp/SPDM.

Em razão do grande número de afetados, a asma é uma das formas mais relevantes de alergia. Segundo Silva, há evidência médica, do ponto de vista epidemiológico, de que os casos de alergias respiratórias têm aumentado no mundo inteiro. Além disso, está se tornando mais grave e de difícil controle, exigindo uma intervenção medicamentosa mais rigorosa e acentuada. O tratamento pode ser feito com broncodilatadores, corticóides e vacinas, sendo direcionado tanto para a fase aguda quanto para manter o paciente livre dos sintomas, mesmo sem haver cura. No Brasil, duas mil pessoas morrem por ano em consequência de crises de asma.

Revista da Unifesp

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade