As belas paisagens do Parque Nacional de Aparados da Serra podem ser apreciadas por quem vai à Cambará do Sul, na serra gaúcha, ou à Praia Grande, já no estado de Santa Catarina. Central de informações, serviço de guias, auditório, centro de exposições e uma lanchonete facilitam o acesso ao local. Mas, atenção, é proibido acampar ou fazer piqueniques pelo local. O parque, localizado a 17km do centro de Cambará do Sul, é o endereço do cânion Itaimbezinho.
As paredes rochosas se estendem por seis quilômetros, formando um vale com largura de 600 e 2 mil metros. No Aparados da Serra, os turistas têm a circulação limitada. Para caminhar pelos 12 mil hectares do parque é preciso contratar um guia.
Existem mais 18 cânions no município. Mas as trilhas complicadas e passagens por fazendas particulares dificultam o acesso. Um exemplo é o cânion da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, distante 23km do centro de Cambará. Até a Fortaleza, o trajeto é estrada de chão. No local, por não haver infra-estrutura, não é cobrado ingresso. O Parque é administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Redação Terra