Equipamentos



Os esquis


Apesar dos esquis largos e mais altos do que o esquiador serem a regra em locais como Chamonix ou Jackson Hole, no Chile, muitos se perguntam surpresos na fila do teleférico o porquê desses esquis tão largos. Temos aqui alguns fatores.

Está claro: os esquis largos permitem flutuar onde, de outro modo, afundaríamos. E, graças a essa qualidade, agora podemos realizar curvas velozes de gigantes ou super gigantes na neve solta, compacta ou em quase todas as condições fora da pista.

O esqui largo plana sobre a neve e utilizamos a sua forma para fazer uma curva, sem ter que realizar um grande esforço para mudar de direção. Assim, onde antes devíamos realizar uma centena de curvas curtas para manter a velocidade sob controle, hoje podemos soltar o freio, fazer umas vinte curvas e descer sem parar.

Com os esquis largos, a porta de acesso ao terreno fora da pista se abriu para muito mais esquiadores, e hoje é difícil encontrar um terreno sem pegadas nas imediações das estações de esqui.

Note que os esquis largos são uma tendência consolidada e não uma moda. E, se normalmente, exploras uma neve solta, não pisoteada, eles serão uma ferramenta indispensável. Mas, se esquias principalmente em pistas aplainadas, eles podem arruinar o teu dia.

O vestuário


Revise a sua roupa antiga: possui controle remoto para iPod? Tecidos inteligentes? Solda sônica ao invés de costuras? Tecido retrátil para limpar lentes ou vidros? Não? Bem, talvez já seja hora de modernizar. Tecnologias revolucionárias permitem não somente um ótimo controle da temperatura, mas também a possibilidade de sentir-se mais confortável e seguro no momento de descer. Rápido.

O que deve ser considerado


Respirabilidade: os novos materiais impedem que a água entre, mas permitem a sua saída, tudo graças aos polímeros especiais que permitem que o vapor gerado pelo exercício saia do sistema. Os forros internos também devem ter um bom coeficiente de respirabilidade. Sabe-se: quanto mais intensa a nevasca, mais transpiração. E essa umidade não pode permanecer aí.

Elasticidade: a liberdade de movimentos é facilitada por tecidos com elasticidade. Normalmente, as etiquetas indicam se a elasticidade é de duas ou quatro vias. Atualmente os tecidos de quatro vias são os mais bem cotados, pois permitem produzir modelos mais confortáveis e modernos.

Impermeabilidade: é a capacidade de não deixar passar água de um tecido. E, para isso, hoje em dia é imprescindível que as clássicas costuras com fio sejam substituídas por emendas sônicas bem soldadas. Um tecido é considerado confiável quando suporta uma coluna de água de 2000 mm.

Novas tecnologias


Entrant DT® É uma tecnologia criada pela Toray, a maior fábrica têxtil do mundo. E, como todos os tecidos externos desta grande empresa, foram testados em laboratório. Sabe-se que o Entrant DT respira 10.000 mm e resiste a 10.000 mm de pressão da água em 24 h. Esquiar com uma peça dessas significa estar sempre seco, sem sentir a perda de calor causada pelo vento.

No Chile, a Euroadventure é representante de exclusivas marcas europeias, que utilizam esta e outras tecnologias de ponta, tanto nas jaquetas como nas calças. Informações em www.euroadventure.cl

Bergans of Norway - a exclusiva marca distribuída no Chile pela Shakleton – este ano oferece duas jaquetas confeccionadas com Dermizax, uma sofisticada membrana com capacidade de estiramento superior a 200%. Além disso, o Dermizax utiliza o movimento das moléculas de polímero para absorver o vapor da transpiração, para em seguida, evaporá-lo para o exterior. A jaqueta conta também com uma estrutura não porosa que evita que o sistema de transpiração seja bloqueado pelo acúmulo de sujeira.

A Norh Face incorpora em suas jaquetas o Sistema Recco, que facilita o resgate via radar harmônico no caso de avalanche. O sistema Recco não exige baterias e funciona graças à sincronização de dois componentes: o refletor (de apenas 4 g) que se encontra na jaqueta e um detector que possui os equipamentos de resgate (no Chile somente Portillo).

A jaqueta Scrappy Hoodie traz o sistema incorporado e também é resistente à água e ao vento. Também é prático o bolso externo transparente para guardar o ticket e um pano na mão para limpar as lentes.

A jaqueta Verdi Down Jacket oferece características similares. Outros avanços da marca são o Core Vents, ou a dissipação do calor através de um centro de ventilação na área do peito.

Protejo o Meio Ambiente


Fibras recicladas, algodões e lãs orgânicas são alguns dos elementos que permitirão avaliar se uma peça cuida ou não do meio ambiente. A equação é simples: quanto mais a peça durar, melhor. Assim, menos lixo é gerado. Então, o importante é a resistência à lavagem. Por isso, existem inclusive tecidos que se mantêm limpos por mais tempo.