Cataratas

As cataratas são formadas pelas águas do rio Iguaçu, que significa “água grande” em tupi-guarani. São até 275 quedas d’água que encantam a todos os visitantes por sua imponência e beleza natural.

Ao chegar ao Parque Nacional do Iguaçu, um ônibus transporta os visitantes ao início da trilha que levará aos mirantes de onde é possível observar cada ângulo das cataratas. Quanto mais se aproxima das quedas, mais é possível sentir o “spray de água” que elas formam e que são capazes de deixar o turista encharcado. Por isso, separe a capa de chuva para apreciar a vista. Além disso, não se esqueça de levar repelente, protetor solar e usar roupas confortáveis para as caminhadas no parque.

As Cataratas concorrem atualmente ao posto de uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação New 7 Wonders e estão entre as 28 finalistas da campanha. A votação acontece no site da fundação. As quedas, porém, já levam o prêmio de Patrimônio Natural da Humanidade e da Unesco. Por isso, vale muito a pena conhecer.

Hoje em dia, a estrutura do Parque Nacional para receber o turista está mais segura e muito mais bela. Epifânio Acosta, 48 anos, trabalha há 16 no local e disse que as mudanças foram bastante significativas. “Há condições de receber mais turistas, os barcos que levam aos passeios são novos, são mais seguros, o acesso às cataratas melhorou. De dez anos para cá, mudou totalmente”, disse o piloto de barco.

Diversas vistas
Além de ver as cataratas de perto, durante uma caminhada, é recomendado apreciar esta beleza de outros ângulos. Um passeio de helicóptero, por exemplo, leva os visitantes para próximo às quedas. De cima, a vista é deslumbrante.

Você também pode optar por vê-las de cima de um elevador, que leva os turistas a um ponto mais alto, dentro do próprio parque, ou até se molhar dentro de uma das quedas fazendo o Passeio do Macuco (ver próxima aba).

Além das quedas d’água, quatis estão espalhados por todo o parque. Apesar de fofos e bonitinhos, esses bichinhos podem surpreender os turistas quando querem comida. Os “ataques” são leves, mas podem te deixar sem a bolsa ou com as sacolas rasgadas. Não é recomendado alimentar os animais, mas tirem fotos à vontade: eles são bastante exibidos!

Parque Nacional do Iguaçu

Entrada: R$ 24,30 para brasileiros (há variações de preços para quem mora em Foz e para estrangeiros) Mais informações: (45) 3521-4400
Passeio de helicóptero por 10 minutos: R$ 180,00 por pessoa Mais informações – Helisul: (45) 3529-7474

Foto: Priscila Tieppo