A segunda maior ilha do arquipélago tem a maior população de todas. É possível achar no povoado de Puerto Ayora (ponto de partida de muitos cruzeiros) restaurantes, táxis, pubs, cafeterias e máquinas ATM.
Também há uma importante formação geológica da ilha, chamada Os Gêmeos, um abismo de 100 metros com muita vegetação, com mais de 2,5 milhões de anos. O visual é incrível.
Entre os passeios mais importantes, está a visita à Estação de Pesquisa Científica Charles Darwin na Ilha de Santa Cruz, onde há um programa de população de tartarugas gigantes. Ovos são incubados artificialmente e as tartarugas são mantidas em cativeiro até terem 20 cm de carapaça. Depois, elas são soltas em suas ilhas de origem. Lá está famoso George, o Solitário, última tartaruga de sua espécie. Os pesquisadores estão fazendo de tudo para que um restinho da sua espécie sobreviva. Hoje ele tem 90 anos, mora com duas fêmeas, mas ainda não houve sucesso de reprodução.
Há 22 km de Puerto Ayora está o centro de estudo Galapaguera do Cerro Colorado, um bosque de mais de 120 m² destinado à criação de tartarugas gigantes endêmicas, onde é possível ficar bem perto delas. São 77 no total, 40 bebês e 37 adultos.