Solly Boussidan/Especial para o Terra
Imagine um país onde as cidades têm ruazinhas estreitas e ladrilhadas, os casarões antigos de madeira têm grandes varandas e são pintados de cores fortes e vibrantes. Imagine um país com igrejinhas, fortalezas e monastérios enfeitando cada montanha. Um lugar onde prédios centenários convivem com pontes modernas sobre rios tranquilos em um ambiente que lembra as grandes fazendas do Brasil do século XIX.
Imagine florestas verdejantes de pinheiros, cascatas e montanhas cobertas de neve próximas a pequenos vilarejos, onde os habitantes são tão hospitaleiros que lhe convidam para um almoço logo após vocês se conhecerem. Um país que sabe o que a vida tem de melhor a oferecer – bons vinhos, uma cozinha deliciosa e original, banhos públicos relaxantes com direito a massagem e esfoliamento, além de boas compras a preços módicos.
Este país existe e se chama Geórgia. O turista é recebido de braços abertos, a prestatividade da população chega a ser constrangedora e as oportunidades para o visitante parecem ser inesgotáveis. Quer um ambiente cosmopolita com lojas de grifes e prédios modernos? O país tem. Que tal esquiar em ótimos resorts pagando menos do que uma boa refeição em São Paulo ou no Rio de Janeiro? Também é possível lá.
Se o que você busca é cultura e religiosidade, não irá se decepcionar com os três patrimônios da humanidade chancelados pela UNESCO no país – a entidade está considerando incluir ainda outros 15 monumentos e regiões da Geórgia em sua lista. Por fim, há ainda opções quase inesgotáveis de fazer trilhas espetaculares em meio à natureza do Cáucaso, visitar vinícolas e até mesmo tomar sol às margens do Mar Negro. Há ainda museus peculiares, como aquele dedicado ao revolucionário soviético Joseph Stalin, que nasceu na Geórgia, na pequena cidade de Gori, a poucos quilômetros de Tbilisi.
A Geórgia está começando a ser descoberta pelo mundo e há diversidade suficiente no país para agradar do mochileiro ao turista mais exigente. Não perca tempo – aproveite o dólar barato, faça suas malas e venha para um destino mágico e quase intocado antes que os turistas comecem a chegar em massa. Você certamente não irá se arrepender.