A alegria ucraniana

Você certamente já ouviu o antigo ditado de que “a companhia faz o passeio”. Talvez poucas coisas se apliquem tão bem à Ucrânia. O país certamente não desapontará ninguém em termos de atrações e locais espetaculares para se visitar. No entanto, um dos maiores prazeres de uma visita a Kiev é a interação com seus simpáticos habitantes.

O que aguarda o visitante que chega à capital é um povo bem humorado, festeiro e prestativo, com grande curiosidade em saber mais sobre o Brasil e ter certeza de que sua visita à Ucrânia está sendo memorável. Nos fins de semana, as principais avenidas e parques da capital se tornam palcos de festivais de dança, festas de músicas populares, locais de prática e competição esportiva, além de muita azaração.

As baladas de Kiev estão entre as melhores da Europa também. Ótimos DJ’s, bares de alto nível e um povo bonito e hospitaleiro. Não se surpreenda se alguém que você acabou de conhecer queira lhe pagar um drinque – isso não necessariamente significa que estão dando em cima de você –; os ucranianos fazem de tudo para receber bem o turista estrangeiro e estão genuinamente interessados em escutar suas impressões sobre Kiev.

Cansou das baladas? Hora de bater perna e encontrar um souvenir descolado. Diversos mercados de rua próximos aos principais pontos turísticos oferecem excelentes barganhas e itens muito interessantes. Antiguidades comunistas? Tem. Bordados típicos do país? Tem. Balangandãs pintados com a bandeira ucraniana e matruskas, as bonequinhas pintadas a mão que se encaixam uma dentro da outra, também estão por todas as partes. Além de baratos e divertidos, os mercados ao ar livre possuem uma infinidade de obras de arte a preços bastante atrativos de artistas locais. Há desde pequenas esculturas a telas lindíssimas.

Se você busca roupas vintage, há diversos brechós com peças que dificilmente você encontraria no Brasil. E para quem curte uma dose consumista mais expressiva – ou luxuosa – os shoppings e bulevares de Kiev estão abarrotados de lojas de eletrônicos a preços convidativos e grifes internacionais que podem facilmente estourar o limite de seu cartão de crédito.

Foto: Getty Images