Uma das estações mais esperadas em Londres é o inverno, quando a cidade ganha uma "cara" completamente diferente do resto do ano. Sua ruas se enchem de neve e o visual encapotado do tradicional londrino ganha as ruas. Próximo às festas de fim de ano começam a pipocar a cidade enfeites em todos os cantos e o "fog" londrino completa o visual do natal.
E não é o frio que vai espantar o turista. Ao contrário. Nessa época, visitar a cidade ganha um caráter especial. As ruas ficam menos movimentadas, os pontos turÃsticos ficam mais vazios e as visitas, mais prazerosas.
Não deixe de assistir à troca da guarda no Palácio de Buckingham que, faça chuva ou faça sol, acontece todos os dias, com pontualidade britânica, à s 5 horas da tarde. A residência oficial da famosa realeza britânica costuma ser um dos primeiros pontos de visitação dos roteiros turÃsticos. E vale mesmo à pena. O lugar é suntuoso, extremamente bem-cuidado e enfeitado por jardins maravilhosos. Mesmo fora do horário da troca da guarda, um grande número de turistas costuma ficar nas grades dos vários portões, apenas observando a fachada do prédio, construÃdo em 1703.
Os museus são outras atrações obrigatórias de Londres. The British Museum (Museu Britânico) é o maior e mais antigo museu da Grã-Bretanha. Exibe antigüidades do paÃs e também peças raras do Egito, Grécia, Chipre e Roma, além de coleções da Ãsia e do Oriente Médio.
Porém, quem quiser inteirar-se da História de Londres deve seguir primeiro para o Museum of London, que apresenta a cidade desde a época romana até os dias de hoje. Depois, experimente ir até a National Portrait Gallery, inaugurada em 1856. Ela abriga telas de polÃticos famosos e da realeza. E, o mais interessante, lá pode-se contemplar o único retrato de William Shakespeare, e uma das pinturas mais famosas da Princesa Diana.
No Museum of the Moving Image (MOMI) a história de Hollywood, os atores que marcaram épocas, bem como alguns figurinos têm seu espaço. É um lugar realmente incrÃvel.
Outro passeio indispensável é feito por baixo da terra. O metrô londrino é tão tradicional que vale a pena trocá-lo pelo carro ou táxis quando for perambular pela cidade.
Só não dispense um meio de transporte mais reservado durante a noite. Após deixar os pubs, que fecham às 23h30 na curta noite londrina, não convém ficar andando pelas ruas. Nessa hora, Londres fica tomada por outra paisagem. São os skinheads e punks que fazem de Londres um exótico lugar. Interessante de se ver, mas, de preferência, de dentro de um carro.
Confira preços e pacotes para este roteiro
Redação Terra