Enjôos
Surgem com as alterações que sofrem nossa orientação espacial. Nos transportes terrestres se devem às acelerações e desacelerações contínuas de um automóvel; no mar, o responsável é o movimento de "vai e vem" contínuo produzido pelas ondas. No avião, os enjôos são provocados pela pressão, e no trem, o culpado é o movimento monótono dos vagões.
Sintomas
Cansaço e dificuldade de concentração, bocejos contínuos (já que falta oxigênio no cérebro), náuseas, vômitos, aumento da salivação, sensação estranha dos movimentos, debilidade, sonolência e suor frio.
Como prevenir
Se a viagem é curta, evite comer antes. Se ficar mais tempo no carro, faça um lanche leve. Não ingira bebidas alcoólicas e durma se puder. No carro, mantenha o veículo bem ventilado, não fume e pare pelo menos a cada duas horas para esticar as pernas. Além disso, evite ler. Se viajar de barco, procure ficar sempre nos locais de menor movimento e mantenha a vista longe das ondas e de outros objetos móveis. Em um avião, procure sentar sempre na região próxima às asas que é a parte mais estável. Nunca voe em jejum porque a falta de açúcar no sangue pode desencadear enjôos.
Depois que aparecem
Leve sempre medicamentos para enjôos receitados pelo seu médico. Alguns fazem mais efeito se tomados antes dos sintomas aparecerem.
Terra Espanha/Redação Terra
|