Rio - O brasileiro Gil de Ferran, atual campeão da Fórmula Indy, sofreu um acidente na quinta-feira durante a sessão de testes que a sua equipe, a Penske, realizou no circuito oval de Phoenix, nos Estados Unidos.
Faltando dez minutos para o fim dos treinos, ele perdeu o controle de seu carro, rodou e bateu com violência no muro de proteção. O carro ficou destruído, mas o brasileiro não sofreu nenhuma lesão grave.
“Estou bem. Bati o joelho e a perna esquerda dentro do carro, mas não foi nada sério. Estarei de volta à pista na próxima semana”, disse de Ferran.
O primeiro dos 22 grandes prêmios da temporada deste ano da Fórmula Indy será o de Monterrey, no México, prova que estréia no calendário e que está marcada para o dia 11 de março.
Max Wilson, que também vai disputar a temporada regular da Indy, pela equipe Brooke Racing (estreante na categoria), está no Brasil e vai correr as Mil Milhas de Interlagos, em São Paulo, que terá largada à meia-noite de sábado.
Nos treinos de ontem, o brasileiro, da equipe Porsche, ficou com o segundo melhor tempo, atrás apenas da equipe formada por Nelson Piquet, Rodrigo Piquet e Mario Haberfeld. Eles garantiram o melhor tempo, dirigindo um protótipo confeccionado pelo próprio Nelson e que usa motores BMW.
Max por pouco ficou sem equipe este ano. Ele havia assinado com a Sigma, mas o time rescindiu o contrato e fechou com o espanhol Oriol Servia para a temporada de 2001. Pela quebra do acordo feito entre piloto e equipe, a Sigma terá que pagar uma multa para o brasileiro que gira em torno de US$ 3 milhões.
Outro piloto brasileiro que disputa a F-Indy e que ainda pode disputar as Mil Milhas de Interlagos é Tony Kanaan. Ele pode estar chegando hoje ao Brasil para integrar a equipe formada por Felipe Giaffone e Flávio de Andrade.