Zagueiro de Felipão falha e Grêmio é humilhado pelo Furacão
Sábado, 20 Abril de 2002, 17h55 Atualizada: Sábado, 20 Abril de 2002, 18h23
Agência Lance
Rodrigo Mendes, do Grêmio, disputa a bola com Gustavo
São Paulo – O Grêmio jogando diante de sua torcida foi humilhado pelo Atlético-PR ao perder por 5 a 1, na tarde deste sábado na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Minas. O time gaúcho acabou perdendo a cabeça, com Rodrigo Fabri e Fábio Baiano expulsos, mas principalmente com o zagueiro Anderson Polga, titular da Seleção Brasileira, que falhou em dois gols do rival.
O Grêmio (veja as notas do time gaúcho) agora precisa vencer por mais de cinco gols de diferença para ficar com a vaga. Se vencer por quatro gols a decisão vai para os pênaltis. O Atlético (veja as notas do time paranaense) pode perder por três gols que ainda garante a vaga na final do torneio.
Os gols foram marcados por Rodrigo Fabri, Adriano, Alex Mineiro e Adauto (3).
Rodrigo Fabri e Fábio Baiano foram expulsos na etapa final e Gustavo, que levou o terceiro amarelo estão fora da próxima partida que decide um finalista do torneio regional.
O primeiro tempo foi igual não só no placar. O nervosismo tomou conta das equipes e Ilan acabou saindo no final da primeira etapa, depois de ter levado uma pisada do zagueiro Anderson Polga, um dos mais tensos em campo. Depois de examinado nos vestiários, o atacante teve suspeita de fratura nas costelas.
O primeiro lance de emoção aconteceu aos 4min. Rodrigo Mendes chutou de fora da área, obrigando a Flávio se esticar todo para mandar a bola pela linha de fundo. Aos 10min, Anderson Polga dando uma de atacante, ficou livre na entrada da área, mas chutou por cima do gol.
Aos 15min, o Grêmio achou seu gol. Rodrigo Fabri recebeu passe de Zinho e chutou forte e cruzado de fora da área. A bola foi no canto esquerdo de Flávio, que não conseguiu defender.
Depois do gol, o Furacão melhorou de produção. Aos 20min, Luisinho Neto cobrou escanteio na cabeça de Alex Mineiro, que cabeceou na trave. No rebote, Gustavo deu uma bicicleta obrigando a Eduardo Martini a fazer uma grande defesa.
O Atlético só empatou aos 28min. Anderson Polga perdeu a bola no ataque, proporcionando o contra-ataque. Adriano recebeu lançamento e na entrada da área fintou Claudiomiro e Roger antes de chutar forte no meio do gol.
O empate deixou as duas equipes mais nervosas e aos 36min Polga fez falta em Ilan, que acabou saindo de campo pouco depois da partida. O atacante levou uma pisada do zagueiro gremista.
Três minutos depois nova confusão. Zinho bate falta pela direita, Mauro Galvão desvia com a mão a bola e sai comemorando o seu gol. O juiz corre para o meio-campo, mas avisado pelo auxiliar Márcio Luiz Augusto, invalida o gol.
Na segunda etapa os ânimos acalmaram, principalmente depois do Furacão virar a partida e os donos da casa. Com os gols de Adauto e as expulsões de Rodrigo Fabri o Furacão se tornou soberano no gramado.
Aos 9min, Adauto recebeu o cruzamento de Alex Mineiro e tocou para o fundo das redes. Um minuto depois o Grêmio teve a chance de empatar, mas Zinho perdeu pênalti cometido por Wellington Paulo em Rodrigo Mendes. O meia cobrou no meio do gol, facilitando a vida de Flávio.
Seis minutos depois, Anderson Polga falha novamente e perde a bola. Adauto recebeu o cruzamento de Alex Mineiro, marcando de cabeça o terceiro do Furacão.
O quarto gol saiu aos 36min, com Alex Mineiro, que bateu pênalti sofrido por Adauto. Quando tudo parecia acabado, o Furacão chegou ao quinto gol, com Adauto. Aos 40 ele chutou no ângulo esquerdo do goleiro para definir a partida.
No final da partida, a torcida gaúcha ainda protestou invadindo o campo e atirando um rádio no gramado.
Untitled Document
Grêmio
1
X
5
Atlético-PR
Competição
Copa Sul-Minas
Local
Estádio Olímpico - Porto Alegre (RS)
Público
e Renda
não divulgados
Árbitro
Anselmo da Costa (SP)
Cartões
amarelos
Gustavo, Roger, Reginaldo Vital, Anderson Polga, Adriano, Alex Mineiro, Flávio Luiz, Eduardo Martini
Cartões
vermelhos
Rodrigo Fabri e Fábio Baiano.
Gols
Rodrigo Fabri, aos 15min, Adriano, aos 28min do 1º; Adauto, aos 9min e aos 15min, e aos 40min, e Alex Mineiro, aos 36min do 2º
Grêmio
Eduardo Martini; Mauro Galvão (Emerson), Anderson Polga e Roger; Anderson Lima, Claudiomiro, Tinga, Zinho (César) e Rodrigo Fabri; Rodrigo Mendes e Grafite (Fábio Baiano). Técnico: Tite
Atlético-PR
Flávio; Luisinho Neto, Gustavo (Igor), Wellington Paulo e Fabiano; Flávio Luiz, Reginaldo Vital, Kléberson e Adriano (Donizete Amorim); Ilan (Adauto) e Alex Mineiro.Técnico: Geninho