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Destaques - 49º Festival de Berlin - 1999


O cinema brasileiro volta a participar do Festival de Berlim um ano depois da consagração de Central do Brasil, que ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata de Melhor atriz para Fernanda Montenegro em 1998. Um Copo de Cólera, adaptação do romance de Raduam Nassar de Aluizio Abranches, participa da mostra não-competitiva Panorama no dia 16 de fevereiro. O filme registra as explosões de amor e ódio de um casal, interpretado por Julia Lemmertez e Alexandre Borges. A mostra dedicada a filmes infantis, Children's Film Festival, traz o brasileiro A Reunião dos Demônios, de Antônio Cecilio Neto, um olhar sobre os rituais da infância em um vilarejo na década de 60.


Além da Linha Vermelha, de Terence Malick, é um dos filmes mais cotados da mostra competitiva


A produção americana é forte candidata a levar um
Urso de Ouro este ano. Entre os destaques da mostra competitiva estão a comédia romântica Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love), de John Madden, uma deliciosa invenção sobre a vida do bardo que arrebatou os prêmios de melhor comédia, roteiro e atriz no Globo de Ouro; o drama de guerra Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line), um retrato lírico e violento sobre a Segunda Guerra Mundial, marcando o retorno do veterano diretor Terrence Malick após vinte anos longe das telas; Three Seasons, drama sobre o Vietnã contemporâneo de Tony Bui, vencedor do Festival de Sundance 99; e Cookie's Fortune, de Robert Altman, suspense sobre um assassinato ocorrido em uma cidadezinha do Mississipi envolvendo duas irmãs.

A mostra não-competitiva Panorama, a mais badalada do Festival, traz 41 filmes, nove documentários e vinte curta-metragens, escolhidos entre mais de 1500 produções e dividos em três categorias: art&essai, Panorama Special e Panorama Dokumente. Os filmes europeus dominam a cena da panorama com vinte produções, em que se destacam o novo filme de Mike Figgis (Leaving Las Vegas), The Loss of Sexual Inoccence; The War Zone, drama familiar que marca a estréia do ator britânico Tim Roth na direção, Little Voice, de Mark Herman, com Brenda Blethyn (Segredos e Mentiras)e Ewan Mc Gregor; Still Crazy, drama de Brian Gibson com Stephen Rea e Bill Conolly; o francês Rien Sur Robert, de Pascal Bonitzer, com Michel Piccoli, o melodrama espanhol Lágrimas Negras, de Ricardo Franco e Fernando Bauluz;; e Fucking Åmål(Show me Love), de Lukas Moodysson, sucesso nas bilheterias suecas, candidato a uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro e um dos concorrentes ao Teddy Bear Award, a premiação para filmes com temática gay da Mostra Panorama.

A mostra Retrospectiva deste ano é dedicada ao diretor e produtor Otto Preminger. Nascido em 1905 em uma cidadezinha do antigo império austro-húngaro, Preminger morreu em Nova York em 1986. Entre 1931 e 1979, dirigiu 37 filmes, em que se destacam a obra-prima noir Laura, Anjo Caído e o clássico Porgy and Bess, que terá uma sessão especial na mostra Panorama.

Em conflito eterno com a indústria cinematográfica, Preminger tornou-se um dos primeiros diretores independentes em 1953, sempre quebrando tabus, desafiando o puritanismo norte-americano e a censura dos grandes estúdios. A retrospectiva irá resgatar todos os seus filmes em cópias novas, incluindo Bom Dia, Tristeza, com Deborah Kerr e David Niven, Anatomia de um Crime, (1959) com James Stewart e Lee Remick, e Exodus (1960), com Paul Newman e Eva Marie Saint
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