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Destaques
- 49º Festival de Berlin - 1999
O cinema brasileiro volta a participar do Festival
de Berlim um ano depois da consagração de Central
do Brasil, que ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso
de Prata de Melhor atriz para Fernanda Montenegro em 1998. Um
Copo de Cólera, adaptação do romance de Raduam
Nassar de Aluizio Abranches, participa da mostra não-competitiva
Panorama no dia 16 de fevereiro. O filme registra as explosões
de amor e ódio de um casal, interpretado por Julia Lemmertez e
Alexandre Borges. A mostra dedicada a filmes infantis, Children's Film
Festival, traz o brasileiro A Reunião dos Demônios,
de Antônio Cecilio Neto, um olhar sobre os rituais da infância
em um vilarejo na década de 60.
Além da Linha Vermelha, de Terence Malick, é
um dos filmes mais cotados da mostra competitiva
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A produção americana é forte candidata a levar um
Urso de Ouro este
ano. Entre os destaques da mostra competitiva estão a comédia
romântica Shakespeare
Apaixonado (Shakespeare in Love), de John Madden, uma deliciosa
invenção sobre a vida do bardo que arrebatou os prêmios
de melhor comédia, roteiro e atriz no Globo de Ouro; o drama de
guerra Além
da Linha Vermelha (The Thin Red Line), um retrato lírico
e violento sobre a Segunda Guerra Mundial, marcando o retorno do veterano
diretor Terrence Malick após vinte anos longe das telas; Three
Seasons, drama sobre o Vietnã contemporâneo de Tony
Bui, vencedor do Festival de Sundance
99; e Cookie's Fortune, de Robert Altman, suspense sobre
um assassinato ocorrido em uma cidadezinha do Mississipi envolvendo duas
irmãs.
A mostra não-competitiva Panorama, a mais badalada do Festival,
traz 41 filmes, nove documentários e vinte curta-metragens, escolhidos
entre mais de 1500 produções e dividos em três categorias:
art&essai, Panorama Special e Panorama
Dokumente. Os filmes europeus dominam a cena da panorama com vinte
produções, em que se destacam o novo filme de Mike Figgis
(Leaving Las Vegas), The Loss of Sexual Inoccence; The War Zone, drama
familiar que marca a estréia do ator britânico Tim Roth na
direção, Little Voice, de Mark Herman, com Brenda
Blethyn (Segredos e Mentiras)e Ewan Mc Gregor; Still Crazy, drama
de Brian Gibson com Stephen Rea e Bill Conolly; o francês Rien
Sur Robert, de Pascal Bonitzer, com Michel Piccoli, o melodrama espanhol
Lágrimas Negras, de Ricardo Franco e Fernando Bauluz;; e
Fucking Åmål(Show me Love), de Lukas Moodysson, sucesso nas bilheterias
suecas, candidato a uma indicação ao Oscar de melhor filme
estrangeiro e um dos concorrentes ao Teddy
Bear Award, a premiação para filmes com temática
gay da Mostra Panorama.
A mostra Retrospectiva deste ano é dedicada ao diretor e
produtor Otto Preminger. Nascido em 1905 em uma cidadezinha do antigo
império austro-húngaro, Preminger morreu em Nova York em
1986. Entre 1931 e 1979, dirigiu 37 filmes, em que se destacam a obra-prima
noir Laura, Anjo Caído e o clássico Porgy and Bess,
que terá uma sessão especial na mostra Panorama.
Em conflito eterno com a indústria cinematográfica, Preminger
tornou-se um dos primeiros diretores independentes em 1953, sempre quebrando
tabus, desafiando o puritanismo norte-americano e a censura dos grandes
estúdios. A retrospectiva irá resgatar todos os seus filmes
em cópias novas, incluindo Bom Dia, Tristeza, com Deborah
Kerr e David Niven, Anatomia de um Crime, (1959) com James Stewart
e Lee Remick, e Exodus (1960), com Paul Newman e Eva Marie Saint.
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