Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Marcos Bernstein - Profissão: roteirista


Formado em direito pela PUC do Rio de Janeiro, o carioca Marcos Bernstein, 29 anos, começou sua carreira como roteirista em 1992. Depois de um estágio na Vídeo Filmes, produtora de Walter Salles, Bernstein começou a participar das reuniões de roteiro de Terra Estrangeira, de Salles e Daniela Thomas, seu primeiro longa. Nessa época, Walter Salles mostrou ao roteirista uma idéia que vinha amadurecendo desde o curta Socorro Nobre, uma história envolvendo cartas, destinatários e destinos cruzados.

Em meados de 94, Marcos Bernstein não tinha esquecido a inspirada idéia de Walter. O diretor de Central do Brasil então sugeriu que ele desenvolvesse a história. Com João Emanuel Carneiro, Bernstein apresentou a primeira versão e recebeu carta branca para escrever o roteiro.

Em janeiro de 1996, o roteiro de Central do Brasil foi escolhido entre mais de dois mil roteiros enviados para o prêmio Cem Anos de Cinema, no Festival de Sundance. O prêmio de US$ 300 mil foi o primeiro passo para que o filme saísse do papel. Com as críticas positivas a Terra Estrangeira e um roteiro premiado na meca do cinema independente norte-americano, Bernstein passou a viver da profissão, uma raridade em um país onde a produção audiovisual sofre com os reveses de governos e leis de incentivo.

Em 1999, Marcos Berstein retorna às telas assinando os roteiros de Pierre Verger, Mensageiro entre Dois Mundos, documentário de Lula Buarque, O Xangô de Baker Street, baseado no livro de Jô Soares, em parceria com Patrícia Mello e Miguel de Faria Jr. , e Oriundi, filme de Ricardo Bravo sobre a imigração italiana, estrelado por Anthony Quinn. No momento, o roteirista trabalha na adaptação do sitcom Married With Children.





Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.