Entrevista com Milla Jovovich

"Dessa vez, não tiro a roupa", diz Milla Jovovich

Janice Scalco
Direto da Cidade do México

Milla Jovovich, 31 anos, volta aos cinemas para sua terceira atuação como a super-heroína Alice da franquia Resident Evil. Entre uma cena e a outra no set de filmagens da produção na Cidade do México, a atriz nascida em Kiev, conversou com o Terra e falou sobre sua participação no longa. Entre outras coisas, Milla conta que já teve pesadelos com os morto-vivos e que nessa seqüência não aparece nua.

Apesar de ser conhecida mundialmente, Milla não mostrou ter o comportamento típico de uma "estrela". Enquanto não estava gravando, atriz ficava quieta em um canto do set lendo um livro. Quando um fã pedia para tirar uma foto com ela, Milla se levantava prontamente e atendia ao pedido. Além disso, ela almoçava ao lado de todos os funcionários do estúdio no refeitório do local.

Leia a seguir a entrevista com a atriz:

Como foi sua preparação para o filme?
Nós tivemos dois meses de preparação. Para mim, o treino foi meio curto. Eu já sabia como usar facas e outras armas. Fiz um pequeno treino físico, enquanto ensaiava.

Você faz muitas de suas cenas de ação?
Fiz mais cenas de ação no segundo filme. Alice é uma super-heroína, ela não precisa de músculos e tal (risos). Eu continuo apenas uma atriz. Eu não gosto de fazer cenas em que alguém possa potencialmente se machucar, porque eu vou com tudo quando gritam "ação". Eu falo: "Ok. Saiam da frente!". Então fico preocupada em machucar alguém.

Como você se sai numa briga?
Espero nunca ter que enfrentar uma briga. Mas imagino que provavelmente esteja mais preparada que muita gente, especialmente se tiver duas facas grandes nas mãos (risos).

De onde surgiu a idéia de fazer o filme à luz do dia?
Foi uma decisão do Russel (Russell Mulcahy, diretor). Achei ótima porque deu um novo visual ao filme. É lindo. A luz do dia parece fantástica. Nós filmamos em uma Las Vegas destruída. Vai ser realmente incrível ver aqueles marcos que são tão familiares engolidos pela areia. As pirâmides eram as únicas coisas que pareciam normais lá (risos).

Como foi trabalhar com o diretor Russell Mulcahy?
Foi diferente, o que é ótimo. Filmamos tudo de dia. Russell estava constantemente no meio do set. Ele nunca ficava apenas sentado atrás do monitor, algo que me incomoda. Ele andava pelo set espalhando "sangue" (risos).

Você joga o videogame Resident Evil?
Não, eu não jogo. Sou horrível jogando (risos). Mas meu irmão, que tem 17 anos, costumava jogar. Quanto fiz o primeiro e o segundo filmes, ele estava sempre jogando Resident Evil e eu o ajudava. Ele estava no controle, mas eu falava para ele o que fazer (risos). Esses filmes são importantes para mim, porque meu irmão sempre foi fanático por videogame. Então eu me forçava a ficar com ele e jogar.

O figurino do filme foi você quem fez?
Sim. As roupas de Alice foram desenhadas por mim e por minha parceira. (Milla tem uma grife chamada Jovovich-Hawk, em parceria com Carmem Hawk). Nós acabamos cortando as mangas da blusa de Alice para usar nas pernas, evitando que as armas me machucassem.

Nesse filme também há cenas de nudez, como os anteriores?
Eles tentaram (risos). Como o primeiro filme foi dirigido pelo meu namorado (o produtor Paul Anderson), achei ok. Ele ficava: "Nossa, está lindo. Está incrível". No segundo filme, teve nudez, mas eu já estava de saco cheio (risos). Mas no terceiro, não tiro roupa alguma. Infelizmente para a audiência (risos).

O projeto será uma trilogia ou haverá mais filmes?
Bem, essa é a terceira parte da trilogia. Mas acho que se o filme for um sucesso, eles devem fazer outra continuação. O roteiro de Resident Evil: Extinção realmente me interessou. O filme tem vários elementos legais como a personagem de Ali Larter, que parece viver em um filme de Mad Max.

Os zumbis assustam você?
Eu costumava ter uns pesadelos muito loucos com os zumbis. Definitivamente, eu me assustei algumas vezes. É claro que eu tenho uma imaginação fertil. Algumas vezes, eu estava convencida de que os mortos-vivos estavam tentando entrar na minha casa. Eu tinha armas sob a cama (risos).

Se houvesse uma invasão zumbi, o que você faria para sobreviver?
É engraçado, acho que eu teria algumas máscaras de gás. Não sei para que, mas teria. Mas a melhor coisa a fazer no apocalipse é morrer rapidamente (risos). Esqueça o lance de sobrevivência, não vale a pena. Vá para o próximo nível de existência para ver se é melhor (gargalhadas).