Entrevista com Paul W.S. Anderson
"'Matamos' para satisfazer a audiência", diz Paul Anderson
Janice Scalco
Direto da Cidade do México
O diretor, roteirista e produtor Paul Anderson, 42 anos, pode ser chamado de a mente por trás dos filmes da série Resident Evil. Anderson escreveu e dirigiu o primeiro filme da série em 2002. Ele foi responsável pelo roteiro e produção de Resident Evil: Apocalipse (2004) e agora também pelo roteiro e produção de Resident Evil: Extinção, com estréia prevista para 5 de outubro.
O inglês Paul Anderson, que começou sua carreira nos EUA em 1995 com a também adaptação do videogame Mortal Kombat, conversou com o Terra no set de Resident Evil: Extinção, na Cidade do México.
Anderson falou, entre outras coisas, sobre o universo videogame X cinema, o namoro com Milla Jovovich e a necessidade de criar personagens para poder matá-los e satisfazer a audiência.
Leia a seguir a entrevista com Paul Anderson:
Sobre o que é a terceira parte da trilogia?
A idéia geral de Resident Evil: Extinção é mostrar como fica o mundo três anos após o apocalipse. Tudo foi destruído. Os humanos sobreviventes se juntam e vivem em caravanas. É algo no estilo Mad Max.
Qual foi o maior desafio nas filmagens?
Com certeza o tempo. Em Mexicali, nós estávamos filmando no deserto. A temperatura chegou a 60ºC. Foi o lugar mais quente que eu já estive na vida. Com tantas cenas de ação, ficou complicado. Tínhamos que impedir as pessoas de desmaiarem por desidratação. Mas também já estive no lugar mais frio do mundo quando fiz Alien Vs Predador (2004).
Qual a relação dos filmes com o videogame Resident Evil?
O game Resident Evil 4 foi um grande sucesso. Acho que a franquia Resident Evil deu uma nova energia ao videogame. Mas é difícil conseguirmos fazer um lançamento simultâneo entre o videogame e o filme.
Como foi feita a escolha do elenco?
Eu li o roteiro e fui atrás dos atores que pudessem interpretar os personagens. Eu gostei do elenco do segundo filme, especialmente do Mark Epps, que foi muito engraçado. Então ele voltou na terceira parte. Ashanti foi escolhida porque ela é uma força da natureza. Ali Larter entrou no elenco devido a sua participação nos filmes Premonição 1 e 2. Ela foi um ganho para Resident Evil.
Como são escolhidos os personagens que entram no filme?
Quanto entrar personagens no filme que estavam presentes no videogame, os fãs ficam muito animados. Mas o problema em fazer uma adaptação dos games é que você vai ter que criar novos personagens que não sejam diretamente do jogo porque alguém tem que morrer. Se eu matasse a Jill Valentine, por exemplo, os fãs iam dizer: "Meu Deus. Eles mataram a Jill!". Com novos personagens, você pode matar o número de pessoas necessárias para satisfazer a audiência.
Por que decidiu apenas escrever e produzir o filme e não dirigi-lo?
Você não pode fazer tudo. Bem que eu gostaria de poder fazer tudo. Nesses últimos anos, eu produzi, escrevi e dirigi vários filmes. Mesmo não dirigindo, faço o possível para estar no set o maior tempo possível. Nesse terceiro filme, eu estive no set em 90% das cenas.
Qual é a relação do roteirista com o diretor?
O script é muito específico. Eu tento escrever muito diretamente. O diretor não tem como reinventar as coisas e mudar tudo. Minha visão como diretor foi influenciada por filmes como Blade Runner (1982) e Highlander (1986), então a vida de Russel Mulcahy (diretor) para o filme foi muito apropriada. (Russell dirigiu Highlander).
Como é trabalhar com a namorada em um filme? (Paul Anderson é noivo da atriz Milla Jovovich)
É muito bom. Claro que, às vezes, traz problemas. Morar com a pessoa e trabalhar com ela e ainda fazer filmes juntos é algo muito incrível e intenso. Pode ser difícil, mas é a coisa mais fabulosa do mundo. Isso porque você pode criar algo junto àquela pessoa. Isso é algo mágico. Nesse ramo é comum as pessoas passarem muito tempo separadas. Então aproveitamos cada oportunidade de ficarmos juntos.
Qual é a sua relação com os zumbis?
Quando eu estava crescendo, os filmes de zumbis eram um sucesso. Mas há 15 anos, ninguém queria fazer um filme sobre mortos-vivos. Acho que o primeiro Resident Evil reinventou os "zumbis". Desde então, houve vários filmes do gênero. Agora os mortos-vivos existem para uma nova geração. Eu sempre gostei de zumbis, especialmente dos de Romero (George A. Romero é o diretor de A Madrugada dos Mortos de 1978).
Qual foi a coisa mais engraçada das filmagens?
Iain Glen, o vilão de Resident Evil: Extinção, torna-se um mutante no longa. Um dia no set, ele estava conversando com um zumbi cheio de "sangue". Os dois estavam falando sobre Hamlet. Achei aquilo muito engraçado.