Quando Wolverine fez sua primeira aparição na revista The Incredible Hulk, de 1974, ele era um mero coadjuvante. Foi criado por Len Wein como um agente secreto do governo canadense. Ganhou notoriedade apenas com a chegada dos Novos X-Men, da editora Marvel, quando se juntou ao grupo de mutantes do bem, recrutados pelo Professor Xavier.
O desenhista John Byrne foi quem modernizou Wolverine, dando a ele a personalidade conhecida por todos: troncudo, invocado, um inveterado amante de charutos e muito poderoso.
A origem de Wolverine só foi revelada na minissérie em formato graphic novel, Origem, de Paul Jenkins e Andy Kubert, que dá nome ao filme. Antes disso, os leitores só tinham conhecimento do Programa Arma X, quando o herói teve o metal adamantium injetado em seu esqueleto.
O nome Wolverine vem de um animal do Canadá, um pequeno mamífero de 40cm conhecido no Brasil como Carcaju, que possui garras escondidas na pelagem. Na lenda indígena canadense, o Carcaju não pode ser morto nem pelos mais fortes animais e é amante da lua.