Veja fotos da festa do Grammy Latino 2000
Grammy Latino 2000
Cerca de 7,5 milhões de pessoas assistiram ao Grammy Latino edição 2000 - mas quase nenhum brasileiro, já que a premiação não foi transmitida por nenhuma TV no Brasil. Para os americanos, foi uma espécie de marco, pois pela primeira vez um evento realizado em língua latina foi transmitido em horário nobre da TV. Foram 40 categorias agrupadas em 12 áreas - que incluiu a brasileira.
E falando em nossos representantes, disputavam fora do segmento brasileiro, nas categorias principais, Caetano Veloso (Álbum do Ano), Ivete Sangalo (Artista Revelação), Zizi possi (Melhor Performance Vocal), Só Para Contrariar, juntamente com Gloria Estefan (Melhor Performance Pop em Duo) e Ivan lins (Melhor Performance Instrumental).
Nenhum acabou levando. O festejado da noite de 13 de setembro de 2000 foi o antigo embaixador da música latina na América, Santana, que levou o prêmio principal de Gravação do Ano com Corazón Espinado (apresentando Maná). A música também ganhou em Melhor Performance Vocal Rock De Duo Ou Grupo, enquanto Maná
levou o prêmio de Melhor Performance Vocal Pop em Dupla ou Grupo por Se Me Olvidó Otra Vez.
Até Sérgio Reis levou
Nas principais categorias também foram prestigiados Luis Miguel (Álbum do Ano, Melhor Perfomance Vocal Pop Masculina e Melhor Álbum Pop) e Fito Paez (Melhor Canção de Rock e Melhor Performance Vocal Rock Masculina). Em segundo plano, Marc Anthony deve ter saído satisfeito do palco do Staples Center, em Los Angeles: o gramofone dourado de Melhor Canção ficou com ele, por Dímelo (I Need to Know). Shakira, com visual mais light e cabelos loiros, foi agraciada com o prêmio de Melhor Performance Vocal Feminina de Rock com Octavo Dia, de seu CD Unplugged.
No setor brasileiro do Grammy Latino, a distribuição de estatuetas ficou assim: Melhor Álbum Pop Contemporâneo, Crooner, de Milton Nascimento; Melhor Álbum de Rock, Acústico MTV, do Legião Urbana; Melhor Álbum de Samba/Pagode, Ao Vivo, de Zeca Pagodinho; Melhor Álbum de MPB, Livro, de Caetano Veloso; Melhor Álbum de Sertaneja, Sérgio Reis e Convidados, de Sérgio Reis; Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes, Pixinguinha, de Paulo Moura e os Batutas; Melhor Canção Brasileira, Acelerou, de Djavan (que se apresentou na noite de entrega do Grammy).
Ricardo Ivanov/Redação Terra
|