Segunda, 27 de agosto de 2001
Os músicos cubanos indicados ao Grammy Latino deverão comparecer à entrega dos prêmios, que se dará em 11 de setembro em Los Angeles, disseram os artistas e as autoridades cubanas. Mas eles ainda esperam pela liberação dos vistos norte-americanos. "É importante que possamos ir, porque é um acontecimento cultural que quiseram converter em outra coisa", disse o pianista de jazz Chucho Valdés, em referência ao imbróglio da transferência da cerimônia de Miami para Los Angeles por temor de protestos de grupos radicais de exilados anticastristas da Flórida.
Chucho Valdés, que poderá ganhar seu quarto Grammy, destacou a importância da presença cubana na cerimônia, em declarações feitas na edição desta semana da revista La Jiribilla, que é difundida pela Internet. "Nós, como representantes da cultura cubana, temos que estar onde realmente pertencemos. Sem medo", acrescentou.
Entre os candidatos ao Grammy Latino há sete cubanos, incluindo o grupo All Star. Além de Valdés, aparecem como artistas individuais o salsero Isaac Delgado e a cantora Omara Portuondo, que participou do filme e do CD Buena Vista Social Club.
"São figuras indiscutíveis... São todos figuras com um altíssimo nível e reconhecimento nacional, alguns deles, internacional. Acho que aqui estamos diante de profetas em sua terra", destacou a presidente do Instituto Cubano da Música, Alicia Perea, em declarações a La Jiribilla. Os músicos aguardam os vistos norte-americanos para confirmar a viagem.
Reuters
|