Entrevistas

Leia entrevistas com os atores

Luciano Amaral, o Lucas Silva e Silva

Hoje apresentador de TV, ele afirma que, aos 11 anos, levava todo o programa como uma “grande brincadeira”

Terra- Você começou sua carreira aos 11 anos. Como foi este começo? Fez teste para entrar em ‘Mundo da Lua’?

Luciano Amaral - O projeto de Mundo da Lua começou na TV Cultura em 1989, e nessa época eu já fazia muita propaganda para a TV. Aí, houve um teste, com dezenas de crianças do País inteiro para entrar na novelinha, e eu estava lá entre elas, concorrendo ao papel de Lucas Silva e Silva. Após uma maratona de testes, sobraram três finalistas e, por fim, eu acabei sendo o escolhido para ser o Lucas.


Terra - A rotina de gravações era dura para uma criança tão jovem?

Luciano Amaral - As gravações eram das 13h às 20h todos os dias, mas, apesar disso, nunca levei aquilo como um trabalho. Muito pelo contrário. Eu me divertia muito. Para mim, Mundo da Lua era uma grande brincadeira na qual eu estava envolvido.


Terra - Você se sentia nervoso por atuar ao lado de grandes nomes da televisão, tais como Antônio Fagundes e Gianfracesco Guarnieri?

Luciano Amaral - Não! Apesar de trabalhar com isso, eu era uma criança que preferia brincar a assistir TV. Então, eu nem sabia quem eles eram. Para mim, eles eram como qualquer outro adulto que estava lá participando daquela grande brincadeira comigo.


Terra - Como ficou o reconhecimento após o programa?

Luciano Amaral - Até hoje, repercute bastante. As pessoas me reconhecem e vêm falar do Lucas Silva e Silva para mim. Não só pelo motivo de a novela ter feito muito sucesso na época, mas também porque ela continua fazendo sucesso por causa de reprises e mais reprises em cima de apenas 52 episódios, que representam a parcela total de gravações do programa.


Terra - Você se acha parecido com Lucas Silva e Silva?

Luciano Amaral - Acho que tinha muitos pontos em comum. Até porque acredito que pouquíssimas são as crianças que conseguem fazer um laboratório de ator e mudar totalmente sua personalidade. Toda criança tem uma maneira de ser ela mesma no set.


Terra - Como você se sente hoje quando assiste ao programa?

Luciano Amaral - Para mim é a mesma coisa do que quando uma pessoa vê sua foto em um porta-retrato na casa da mãe. Eu fiz isso desde os cinco anos de idade, então, é algo como "ah, ok, estou na TV, bacana. Cresci fazendo isso, então, é normal para mim."


Terra - Qual é o seu episódio preferido?

Luciano Amaral - Sempre fui amante de futebol. Quando gravamos o episódio em que o Lucas vai jogar pela Seleção Brasileira e faz um gol em uma Copa do Mundo, naquela época para mim foi o máximo. Era tudo de mentirinha, mas eu me sentia incrível.


Terra - Ainda tem contato com alguém do elenco?

Luciano Amaral - Eu sou muito ligado à Mira Haar, que fazia a minha mãe no Mundo da Lua. Era com quem eu mais passava tempo no programa, seguida pelo Gianfrancesco, que fazia meu avô. Depois, eu e Mira fizemos outros projetos juntos e somos amigos até hoje. Inclusive tenho grande amizade com os filhos dela.

Foto: Eladio Machado/Terra