“Muitos franqueados colocam dinheiro de uma vida inteira no negócio, mas não dá certo porque os objetivos e funções não estão esclarecidos”
Operada no Brasil e América Latina pela Arcos Dourados, maior franqueadora do McDonald’s no mundo, a rede de fast food parou de aceitar novos franqueados. Segundo o diretor de franquias e operações, Rogério Barreira, o objetivo é expandir os negócios dos parceiros que já atuam junto à empresa. Ele vê sintonia entre fornecedores, franqueador e franqueados. “Esta parceria é marcada pelo comprometimento entre as partes, envolvendo também a discussão de soluções e sugestões para o aprimoramento de todas as fases do negócio, incluindo inovações no mix de produtos, adoção de iniciativas em benefício das comunidades e na área de atendimento ao cliente”, diz. Na opinião do professor do núcleo de varejo da ESPM-SP Denis Santini, autor do livro Marketing para franquias (Ed. Saraiva) com Filomena Garcia, se houver falta de comunicação entre franqueador e franqueado, surge o desajuste entre expectativas, fatal para o negócio. “O franqueado passa 90 dias estressado, assinando cheque, acaba gastando mais do que o orçamento inicial, então é preciso cuidar do franqueado. Muitos franqueados colocam dinheiro de uma vida inteira no negócio, mas não dá certo porque os objetivos e funções não estão esclarecidos”, afirma.