4China In Box

“Tem que estar ciente de que não basta ter só uma marca formatada ou conhecida, a coisa não anda sozinha”

Após sair da fábrica de condimentos da Sakura, em 1992, o empresário Carlos Sadaky decidiu com um sócio abrir um negócio próprio de comida japonesa e chinesa, que se desdobraria nas redes Gendai e China In Box. Segundo Sadaky, eles apostaram que esse tipo de refeição teria um grande aumento de interesse, e em 1994 surgiu a primeira das atuais 156 franquias do China in Box. Ela já foi concebida pensando na replicação dos serviços, e possui uma só loja própria. Já o Gendai cresceu de forma diferente, segundo Sadaky. “Não dava para crescer tão rápido, porque o sushiman é uma mão de obra mais cara. Durante 15 anos só tivemos anos lojas próprias, e em 2005 abrimos a primeira franquia”, diz o empresário. Hoje, o Gendai tem 50 unidades, 22 delas lojas próprias. Para Sadaky, o que garante o sucesso de uma franquia é a capacidade de gestão do proprietário. “Tem que estar ciente de que não basta ter só uma marca formatada ou conhecida, a coisa não anda sozinha. Tem que lidar com pessoas, parcerias", diz.

foto: Divulgação