“É preciso se dedicar, participar de todos os treinamentos, seguir a receita do bolo”
A primeira escola de idiomas Wizard foi inaugurada em 1987, em Campinas (SP), e virou franquia em 1995. Nesse intervalo, segundo Eliana Bessa, diretora comercial do grupo Multi, que controla a escola, a Wizard já licenciava o material didático para ser utilizado em outras escolas. Hoje, a rede possui 1,2 mil unidades. Para Bessa, muitos candidatos a franqueados acreditam que entrar numa franquia é uma solução mágica para ganhar dinheiro. “Às vezes, a pessoa pega investimento e acha que franquia se toca sozinha, que é um empreendimento independente. Mas é preciso se dedicar, participar de todos os treinamentos, seguir a receita do bolo”, diz. Uma unidade da Wizard rende entre aproximadamente R$ 30 mil e R$ 40 mil por mês, segundo ela. Na opinião do gerente de atendimento do Sebrae, Ênio Pinto, é importante saber se o próprio franqueador também possui ou já possuiu lojas próprias, o que pode indicar o sucesso e solidez da marca. “Quem compra uma franquia pega carona no sucesso de outros”, afirma.