7O Boticário

“O franqueador tem que aprender que o franqueado tem que participar de decisões do franqueador”

O Boticário nasceu em 1977 como uma farmácia de manipulação em Curitiba, e em 1980 virou uma franquia. Hoje, tem 3.020 lojas, 70 delas próprias, e emprega 16 mil pessoas, segundo o diretor de desenvolvimento de canais e franchising da marca, Osvaldo Moscon. Para ele, a chave do sucesso de uma franquia está na interdependência entre franqueador e franqueado. “O franqueador tem que aprender que o franqueado tem que participar de decisões do franqueador, tem que cair a ficha. Nós inclusive conversamos com os filhos dos nossos franqueados mais antigos para tentar prolongar a parceria”, afirma. Na estratégia de expansão da rede, Moscon emprega os verbos “incentivar”, “recompensar” e “encantar” o franqueado. Denis Santini, professor do núcleo de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), acrescenta que o franqueado ganha pontos se buscar treinamento extra para seus funcionários, além daquele já oferecido regularmente pelo franqueador.

foto: Divulgação