8Subway

“Possuir recursos para investir, no mínimo, 50% do valor da franquia”

A rede de lanches montados na frente do cliente Subway possui hoje 34.632 restaurantes em 98 países, 613 deles no Brasil. Segundo a gerente nacional da marca, Roberta Damasceno Michelim, a primeira incursão do Subway no País, em 1993, não teve sucesso. A causa teria sido o modelo de franquia escolhido, master franchising, em que o franqueado fica limitado a operar em um determinada região, mas com direito a criar outras unidades. “Esta receita centralizada não deu certo, e hoje optamos por trabalhar com agentes de desenvolvimento locais na aprovação de novos franqueados e novas unidades no Brasil”, diz. Reestruturada em 2003, agora a rede quer se tornar a maior de fast food do País até 2015. Roberta atribui o sucesso da franquia à solidez da identidade da marca. “Independente da localização do restaurante Subway, o cardápio principal é relativamente o mesmo - com exceção de algumas variações culturais e religiosas. Viajantes internacionais podem encontrar a mesma alta qualidade dos ingredientes independente da nação que estejam viajando”, afirma. Além de ser dedicado, empreendedor e comprometido, segundo Roberta, o futuro franqueado deve se identificar com o setor em que pretende trabalhar e possuir recursos para investir, no mínimo, 50% do valor da franquia.

foto: Divulgação