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“Cuidado com o treinamento de funcionários”

A rede de escolas de ensino de idiomas PBF surgiu em 1960, especializada no ensino para crianças. Em meados dos anos 1980, a Fundação Richard H. Fisk compra a PBF. A PBF não tem nenhuma unidade própria e 118 franqueadas, com retorno médio de R$ 20 mil mensais. O vice-presidente da fundação, Bruno Caravati, recomenda cuidado na hora de escolher uma franquia para se candidatar e, principalmente, verificar que tipo de benefícios oferece, como treinamentos semanais aos funcionários. A PBF não cobra royalties e taxa de franquia dos franqueados, nem aplica multa caso ele rescinda do contrato. “Ganhamos com a venda dos livros didáticos, e esse é um diferencial no mercado de ensino de idiomas”, afirma. Segundo orientações do programa de franquias do Sebrae, é preciso verificar o que a empresa cobra dos seus franqueados (como taxa de franquia, de publicidade e royalties pelo uso da marca), o prazo do contrato e se existe exclusividade territorial para instalar uma unidade.

foto: Divulgação