14Spoleto

“O grande desafio do franqueado é conseguir efetuar a escolha da melhor marca. Ela deve ser conhecida e dar de fato o suporte anunciado”

A rede de gastronomia italiana surgiu em 1999, em uma praça de alimentação no Rio de Janeiro. Segundo Renata Rouchou, diretora de expansão do grupo Umbria, que também detém as marcas Domino's Pizza e Koni Store, replicar o modelo para o sistema de franquias foi como “construir um avião em pleno voo”. Além das dificuldades iniciais para se estruturar, a empresa também precisou de capital para montar a fábrica de massas e uma distribuidora para fornecer matéria-prima aos franqueados. “O grande desafio do franqueado é conseguir efetuar a escolha da melhor marca. Ela deve ser conhecida, dar de fato o suporte anunciado, e hoje, dependendo da rede, verificar a disponibilidade de negócio, porque as grandes franqueadoras já estão muito concentradas”, afirma. “O sucesso não é automático. Não basta colocar a placa da franqueadora que você já estará prestando serviço”.

foto: Divulgação