São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, venceu nesta sexta-feira o sul-africano Wayne Ferreira por 2 sets a 0 e garantiu-se nas semifinais do ATP Tour de Indianápolis, EUA. As parciais foram de 6/2 e 6/3.
Foi a quinta vitória de Guga sobre o sul-africano, que só conseguiu vencer o brasileiro uma vez, em 1996, em Roland Garros. Ferreira é o 17° da Corrida dos Campeões, liderada por Guga. Ele tem 224 pontos, contra 572 do brasileiro. No ranking de entradas, ele é o 22°, e Guga, o 2°.
Guga conseguiu quebrar o serviço de Ferreira, 28, logo no terceiro game do primeiro set. A partir daí, seu jogo foi crescendo. No sétimo game, nova quebra, que permitiu que Guga fechasse o set em fáceis 6/2.
O segundo set foi mais equilibrado. Os tenistas confirmaram seus serviços. No quinto game, Guga teve uma oportunidade para quebrar o saque de Ferreira, mas não soube aproveitá-la. Dois games depois, porém Guga conseguiu nova quebra. E, quando o sul-africano sacava com 5 a 3 para Guga, outra quebra definiu o jogo a favor de Guga.
O brasileiro chega pela primeira vez à final do Torneio de Indianápolis. Guga vai enfrentar o ganhador do confronto entre o sueco Thomas Enqvist e o australiano Lleyton Hewitt, que jogariam logo em seguida, na mesma quadra. A semifinal acontece no sábado, em horário ainda não determinado.
Ao final do jogo, Guga disse que "acertou bastante", principalmente no saque. Ele disse que não tem preferência entre os dois prováveis adversários do sábado.
Guga ainda voltaria à quadra nesta sexta, no final da tarde, para jogar em duplas, ao lado do israelense Harel Levy enfrenta o sul africano Neville Godwin e o australiano Michael Hill.