Rio - Botafogo e Corinthians empataram por 1 a 1, neste domingo, pela Copa João Havelange. O jogo, realizado, no Maracanã, foi fraco, e teve dois momentos opostos. No primeiro tempo, o Timão foi melhor e saiu de campo com 1 a 0 no placar. Na segunda etapa, o Fogão foi bem mais eficiente, empatou e por pouco não virou a partida. Luizão fez para o Corinthians e Rodrigo marcou para o Botafogo.
Botafogo e Corinthians entraram em campo com propostas táticas ofensivas. Na equipe carioca, Túlio e Donizete comandavam o ataque, relembrando a dupla campeã brasileira em 1995. Luizão e Fernando Baiano formavam o ataque corintiano, sempre apoiados por Ricardinho e Vampeta.
O Timão estava melhor em campo. Aos 14 minutos, Ricardinho deixou André Luís na cara do gol. Porém, o goleiro Wagner saiu muito bem e tirou a bola dos pés do lateral corintiano, evitando a abertura do placar no Maracanã.
O Corinthians pressionava e finalmente chegou ao gol, aos 23 minutos. A equipe de Oswaldo Alvarez teve um falta para ser cobrada na entrada da área e Luizão apresentou-se para a cobrança. O atacante chutou no cantinho esquerdo de Wagner, de pé direito, abrindo o placar no maior estádio do mundo.
O primeiro tempo correu com uma leve pressão do Botafogo, em busca do empate. O Timão atuava no contra-ataque e tentava ampliar, porém errava nas conclusões, principalmente com Fernando Baiano e Luizão.
No intervalo, o técnico Joel Santana colocou Rodrigo em campo, no lugar de Daniel. A alteração tinha a intenção de tornar o Fogão mais ofensivo.
A princípio, o Botafogo melhorou em campo, na mesma proporção que o Corinthians perdia-se no gramado. Donizete tentava chutar a gol de todas as formas.
Aos 8 minutos, tentou de bicicleta e obrigou Maurício a praticar uma boa defesa. Minutos antes, o goleiro corintiano tinha falhado e quase cedeu o empate.
O alvinegro carioca pressionava, enquanto a equipe paulista concentrava-se apenas na defesa. Aos 15 minutos, Tinga chutou rasteiro e a bola passou rente à trave direita de Maurício.
Aos 25 minutos, Fábio Luciano derrubou Donizete quando o atacante do Botafogo entrava sozinho na área corintiana. Fábio Luciano já tinha cartão amarelo e foi expulso, mudando os rumos da partida.
O Botafogo já estava muito superior e finalmente chegou ao empate, aos 31 minutos. Depois de um rebote da defesa corintiana, Rodrigo dominou na meia-lua e bateu de pé esquerdo, no canto de Maurício, empatando no Maracanã.
O Corinthians continuava mal, cedendo muitos espaços para o Fogão. Donizete continuava com sede de gol, sempre aparecendo com perigo na frente de Maurício.
Apesar da pressão, a equipe carioca não conseguiu a virada. Para o Corinthians, o empate acabou sendo um bom resultado, devido principalmente ao segundo tempo, quando o time de Vadão praticamente não jogou.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO: Wágner, Gustavo, Dênis (Alexandre Gaúcho), Váldson e Reginaldo; Marcelinho Paulista, Júnior, Tinga e Daniel (Rodrigo); Donizete e Túlio. Técnico: Joel Santana.
CORINTHIANS: Maurício, Índio, Fábio Luciano, João Carlos e André Luís (Kléber); Márcio Costa, Rodrigo Pontes, Vampeta e Ricardinho (Luís Mário); Fernando Baiano (Adílson) e Luizão. Técnico: Oswaldo Alvarez.
Gols: Luizão aos 23 minutos do primeiro tempo e Rodrigo aos 31 minutos do segundo tempo.
Juiz: Oscar Roberto Godói.
Cartões amarelos: Váldson, Daniel, Fábio Luciano, André Luís, Kléber e Maurício.
Cartão vermelhos: Fábio Luciano.
Renda: não divulgada
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro, neste domingo à noite.