Belo Horizonte - O técnico Luiz Felipe Scolari quer o meio-campo do Cruzeiro marcando forte a saída de bola dos adversários. Nos treinamentos na Toca da Raposa, aos poucos, o treinador vem adotando o novo esquema para os jogadores do setor. O volante Donizete Oliveira aprovou a modificação na partida de sábado, contra o Guarani, em Campinas. “Jogamos no campo do adversário. Quando dá certo, é um esquema muito bom", opina o jogador.
Donizete destaca, no entanto, que a função que Luiz Felipe quer da equipe não é fácil de executar, principalmente agora no início. “Para nós, do meio-campo e do ataque, não altera muito. O pior é para os jogadores da defesa", comenta o volante, para o qual o esquema não é totalmente novo. “O Cruzeiro tem característica de marcar mais atrás, mas já jogamos assim em algumas situações quando estávamos perdendo."
Com o novo esquema de marcação, se o time recupera a posse da bola fica mais próximo do gol adversário. A desvantagem é abrir espaços atrás, dificultando o trabalho dos jogadores de defesa. “Essa maneira de jogar dá mais resultado nas partidas em casa", acredita Donizete, para quem o aperfeiçoamento virá com a seqüência de jogos.
Donizete espera do Bahia, no jogo de amanhã, em Salvador, um comportamento diferente do do Guarani, na partida de sábado. “O Guarani jogou muito fechado. Agora, acho que o Bahia vai sair para o jogo", afirma o volante, que prefere enfrentar uma equipe mais ofensiva, fora de casa, para ter mais possibilidade de explorar os contra-ataques.
Sobre a vitória de 1 a 0 sobre o Guarani, a primeira da equipe na Copa João Havelange, Donizete acredita que ela veio em boa hora. “Recuperamos os pontos perdidos para o Atlético Paranaense, no Mineirão, na primeira rodada. Espero que seja a primeira de muitas outras", declara o jogador.
Essa semana, o Cruzeiro terá dois compromissos difíceis, contra equipes baianas. Amanhã, joga contra o Bahia, em Salvador, e, no sábado, enfrenta o Vitória, no Mineirão. Donizete jogou no futebol baiano e conhece bem os dois times. “Enfrentar o Bahia lá é muito difícil. Como todas as equipes do Nordeste, eles correm muito e temos que jogar com inteligência", avalia.
Donizete destaca também que é importante o Cruzeiro continuar somando pontos nas próximas rodadas. “Com dois bons resultados esta semana, vamos ficar numa situação excelente na tabela de classificação, para depois pensar na Copa Mercosul", analisa o volante, se referindo ao segundo jogo da equipe na competição sul-americana, dia 29, em Santiago, contra o Universidad Católica.