Rio - O treinador da seleção peruana, o colombiano Francisco Maturana, reconhecendo a superioridade técnica da Argentina, já antecipou que fará várias mudanças na equipe para a partida contra o líder das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, dia 3 de setembro, no Estádio Nacional, em Lima.
“Contra a Argentina, o Peru terá de jogar com inteligência, pois terá pela frente um forte adversário. A vitória é o único resultado que nos interessa, mas precisamos ter cabeça fria. Não podemos nos afobar, pois qualquer descuido poderá nos ser fatal”, advertiu Maturana.
O treinador peruano disse que, apesar de sua equipe levar vantagem de jogar em casa, não leva favoritismo. Para ele, a Argentina é a melhor equipe das Eliminatórias Sul-Americanas e é bem dirigida por Marcelo Bielsa.
Os peruanos ocupam a oitava colocação, com oito pontos ganhos, contra 16 da Argentina, que está absoluta na liderança.
Apesar de os argentinos contarem com três atacantes, Gabriel Batistuta, Claudio López e Hernán Crespo, Maturana não irá montar um esquema defensivo para tentar anular o forte ataque adversário.
O treinador colombiano convocou 22 jogadores para a partida contra os argentinos com algumas surpresas. A maior de todas foi a inclusão do apoiador argentino naturalizado peruano, Gustavo Tempone, apoiador do Sport Boys. Este é o sexto jogador estrangeiro peruano naturalizado. Os anteriores foram os argentinos Humberto Ballesteros (1976), Ramón Quiroga (1977-1986) e Juan Carlos Zubzuck (1993), o uruguaio Julio César Balerio (1996/97) e o brasileiro Julinho (1996/97).
Outras surpresas da convocação dos peruanos foram o atacante Andrés Mendoza (Brujas, Bélgica) e os apoiadores José Pereda (Boca Juniors) e Juan Jayo (Unión Santa Fe), ambos da Argentina, assim como o cabeça-de-área Rafael Gallardo e o zagueiro Ernesto Arakaki.
O goleiro titular, Oscar Ibañez, de origem argentina, ainda não foi convocado, por motivo de contusão, mas poderá se recuperar a tempo de enfrentar a Argentina. Os convocados para o gol foram Johny Vegas e Leão Butrón. Além de Ibañez, que se recupera de contusão, está na mesma situação o zagueiro Juan Pajuelo.