São Paulo - Diante de tantos problemas, o volante Romeu acabou ganhando uma oportunidade de voltar ao Corinthians. Ele será o substituto de Márcio Costa no jogo contra o Grêmio, amanhã, no Morumbi, pela Copa João Havelange.
Márcio Costa sofreu uma distensão muscular na coxa durante a partida contra o Olimpia, quarta-feira, no Pacaembu, pela Copa Mercosul, e deve ficar afastado do futebol de quatro a seis semanas.
No início do ano, Romeu teve o passe emprestado ao Ravena, da Itália, onde ficou por seis meses. Há cerca de 30 dias, retornou ao Parque São Jorge e iniciou um treinamento físico. Sem nunca ter ganho espaço no time - foi contratado do Goiás em 1997 -, ele já aguardava uma nova proposta para deixar o Corinthans outra vez.
No momento de desespero, porém, Romeu foi inscrito na Copa João Havelange e, além disso, virou titular da equipe provisoriamente. O último jogo oficial de Romeu pelo Corinthians foi no Campeonato Paulista de 1999, uma derrota por 4 a 1 para o Mogi Mirim, no Parque São Jorge.
"É um jogador muito forte na marcação e será bastante útil contra o Grêmio", disse o técnico Oswaldo Alvarez. Na quinta-feira, Romeu participou de um jogo do time reserva do Corinthians contra o Mauaense, com vitória do Alvinegro por 1 a 0. A definição pela escalação de Romeu só aconteceu no fim da tarde de ontem. Vadão tinha muitas dúvidas sobre o substituto de Márcio Costa.
O meia Pereira, recém-contratado do Colo Colo, cuja apresentação no Parque São Jorge ocorreu na quinta-feira, voltou ontem para o Chile, onde foi tratar da sua mudança definitiva para São Paulo.
Pereira, que deve ocupar a vaga de Vampeta, que se transferiu para a Internazionale, de Milão, deverá começar a treinar no seu novo clube apenas na segunda-feira.
Dilema - O reforço de Luizão, recuperado de uma tendinite no tornozelo direito, não significa o fim dos problemas de Vadão.
O atacante deverá ser uma das esperanças de gols da equipe, mas o treinador volta a viver um dilema para escalar o time. Na defesa, Vadão não terá Fábio Luciano, que foi expulso na partida contra o Botafogo. No seu lugar, o treinador deverá escalar Adílson.
Vadão ainda terá de esperar mais alguns dias para poder contar com os atacantes Marcelinho Carioca e Éwerthon, que se recuperam de problemas musculares.
Apesar dos problemas, o treinador mantém o otimismo e aposta na reação da equipe, depois do vexame na Mercosul. "Na Copa João Havelange, estamos com 50% de aproveitamento, com dois, três jogos a menos do que a maioria dos times", disse. "Podemos considerar uma campanha razoável diante da situação que enfrentamos para montar a equipe a cada véspera de jogo." Vadão ainda não perdeu a esperança de contar com mais dois ou três reforços para completar o elenco.
Apoio - Para Luizão, que não jogou contra o Olimpia por causa da contusão, o Corinthians está enfrentando dificuldade pelas constantes mudanças sofridas pela equipe. "É um time jovem, que está tentando se acertar dentro das competições", comentou Luizão. "Temos também de dar de apoio para a molecada."