São Paulo - A Portuguesa terá uma prova de fogo, neste domingo, no clássico da colônia portuguesa, contra o Vasco, pela Copa João Havelange. Além de mostrar que é um time competitivo, terá de parar o forte ataque carioca, comandado por Viola e Romário. A partida será às 18h30, no Canindé, e a Lusa nunca venceu o Vasco, no Canindé. Foram quatro jogos, sendo três empates, ambos por 1 a 1 e uma derrota, por 2 a 1.
A tarefa é difícil, mas não põe medo no zagueiro Tinho. O jogador atuou quase dez anos pela equipe carioca, onde fez muitos amigos. "Passei boa parte da minha vida lá, onde cresci e amadureci" ressalta.
Tinho está servindo também de informante para o técnico Lula Pereira. "Dei algumas dicas a ele (Lula Pereira) de como alguns jogadores do Vasco costumam atuar." Para o zagueiro, o importante será a Portuguesa não dar liberdade aos jogadores do meio-de-campo do Vasco, Juninho, Juninho Paulista e Felipe. "Sem espaços, eles não terão como fazer a bola chegar ao ataque, o que facilita a defesa." Tinho acha que Romário não assusta, mas não pode ter liberdade em nenhum momento.
O técnico Lula Pereira ressalta que, com a estréia de Lúcio e Cléber no ataque, a Portuguesa também vai ser "respeitada" pelo Vasco. "São jogadores que têm uma história no futebol e vão ter uma atenção especial em campo", aposta. O treinador vai promover também a entrada do lateral-direito Júlio César, considerado por ele mais experiente que o ex-titular Cafu. No meio-de-campo, com a ausência de Simão e Sandro Fonseca, contundidos, Ricardo Lopes será mantido.
Lula Pereira pode fazer algumas improvisações durante a partida. O meia Evandro, descontente com a reserva, pode ganhar uma chance na lateral-esquerda e o meia Marquinhos ser recuado para atuar como segundo volante, entrando Vinícius no ataque, que faria sua estréia, e Lúcio como armador.
Vasco - As esperanças do time estão depositadas em Romário, que recebe elogios do técnico Oswaldo de Oliveira. "Ele é o melhor do mundo" afirmou, após os dois belos gols contra o San Lorenzo. O atacante acredita que ainda poderá garantir uma vaga na Olímpiada, embora o técnico Wanderley Luxemburgo tenha afastado a possibilidade.
Euller, contratado do Palmeiras, deve estrear no próximo fim de semana. O atacante vai disputar posição com Viola para definir quem será o companheiro de Romário no ataque.