Uma vitória para recuperar o prestígio diante da torcida. É assim que o Corinthians encara o jogo contra o Grêmio, neste domingo, às 17 horas, no Morumbi, pela Copa João Havelange. Após o vexame da derrota para o Olimpia, por 2 a 1, quarta-feira, no Pacaembu, pela Mercosul, o Alvinegro precisa dos três pontos para evitar novas críticas dos torcedores e melhorar sua situação no torneio nacional.
O fato de o adversário ser o último colocado, com um ponto ganho em quatro jogos, não alivia, segundo os jogadores do Corinthians, a vida da equipe paulista. O zagueiro Adílson, ex-atleta do time gaúcho, que será o substituto de Fábio Luciano, suspenso, pede muito empenho aos companheiros.
"O Grêmio é uma equipe de tradição; não se pode considerar a campanha que eles estão fazendo", disse o zagueiro, que terá a missão de marcar o atacante Ronaldinho. "Com certeza, a partida não será fácil."
O técnico Oswaldo Alvarez quer que o time esqueça o fracasso de quarta-feira. Ele admite que o Corinthians está em uma situação delicada na Copa Mercosul, com possibilidades remotas de classificação. Mas ressaltou que, na Copa João Havelange, pode subir na classificação, caso consiga uma vitória.
O treinador contará com o reforço de Luizão e André Luís, que não atuaram contra o Olimpia. O atacante estava machucado e o lateral cumpriu suspensão.
No meio-de-campo, Oswaldo vai escalar Romeu, que voltara ao Corinthians havia um mês, depois de ter jogado pelo Ravena, da Itália, no primeiro semestre.
Romeu ganha a chance na equipe, mas ressalta que não tem a pretensão de fazer com que a torcida se esqueça Vampeta. "Ele tem seu estilo próprio de jogo, que é diferente do meu", afirmou Romeu. "Eu sou um jogador mais de marcação e espero ser útil ao Corinthians, dentro das necessidades da equipe."
A dupla de atacantes formada por Luizão e Fernando Baiano é a esperança de gols da equipe. Vadão admitiu que mudou sua opinião sobre a escalação dos dois jogadores. Em princípio, imaginava que Luizão e Fernando Baiano não poderiam jogar juntos, porque suas características são parecidas. "Mas eles estão provando que podem, sim, jogar juntos."
A diretoria do Corinthians tenta afastar os boatos sobre a venda do passe de Luizão e Ricardinho. O diretor de Futebol do clube, Carlos Nujud, garante que tudo, no momento, não passa de especulação.
Ainda sem vencer na Copa João Havelange, o Grêmio terá a ajuda de Ronaldinho. Depois de uma parada de duas semanas, o time de Celso Roth volta à competição com alterações nos três setores da equipe. Roth promoverá o retorno do atacante argentino Amato. Na defesa, o lateral-esquerdo Roger, com uma tendinite no joelho direito, dá lugar a Sandro Neves.