CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 F-3000
 Indy Lights
 Motovelocidade
 F-3 Sul-Americana
 F-3 Inglesa
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calor preocupa pilotos da Fórmula 3000 na Itália
Quinta-Feira, 31 Agosto de 2000, 11h26

Rio - As altas temperaturas, que nesta época do ano podem superar os 40°C, preocupam o catarinense Leonardo Nienkötter (Vipal) em Enna-Pergusa, na Sicilia, onde a 7ª etapa do Campeonato Italiano de Fórmula 3.000 será disputada domingo.

Embora os organizadores tenham agendado a corrida para setembro, quando o calor supostamente estaria menos intenso, os termômetros ainda bateram nos 42°C na semana passada.

"O calor é o grande problema de Enna. A pista até que é boa e o traçado lembra o de Monza. São retas seguidas de chicanes com freadas fortes. A corrida sempre foi em julho e a mudança de data é uma tentativa de amenizar os efeitos do verão no sul da Itália, mas as informações que recebemos é que continua muito quente por lá", disse Nienkötter, que corre pela Draco Racing.

Enna foi retirada há anos do calendário da Fórmula 3000 internacional e não parece ter deixado saudades. "Foi o pior lugar aonde já corri. O autódromo fica num lugar inóspito, no meio da ilha e distante do mar. Só de lembrar do calor que faz lá no verão já começo a transpirar", garante Pedro Paulo Diniz, que passou pela Sicília em 93.

Embora nunca tenha andado em Enna, Nienköter está tranqüilo porque a Draco conhece o circuito. "A Draco fez a pole no ano passado com o Oliver Martini, mas o tempo foi anulado devido a uma irregularidade no câmbio. Mesmo saindo em último, o Martini chegou em 4º", lembra.

Ele acha que o carro da Draco tem tudo para se dar bem em Enna. "Como o traçado é parecido com o Monza, estou confiante. Fui o 3º nos treinos livres em Monza, mas dei azar e bati na classificação."

A experiência da Draco em Enna deverá ser fundamental para Nienkötter, já que o tempo de adaptação será mínimo. Como determina o regulamento da categoria, haverá apenas um treino livre de 45 minutos na manhã de sábado antes da tomada classificatória com a mesma duração no período da tarde. A corrida poderá dar o título por antecipação ao paranaense Ricardo Sperafico, que lidera a classificação com 33 pontos contra 30 do inglês Warren Hughes. Ricardo precisa vencer e Hughes chegar a partir do 4º lugar.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fórmula 3000
Junqueira se divide entre F-1 e Indy
Haberfeld lamenta acidente e falta de sorte
Com cautela, Bruno Junqueira é campeão
Mário Haberfeld larga mal na Bélgica
Veja lista completa