Canberra (Austrália) - Os organizadores dos Jogos de Sydney ordenaram que um dos principais campos de futebol tivesse seu gramado totalmente replantado por não estar dentro dos padrões.
O ministro olímpico Michael Knight disse que o estádio Bruce, em Canberra, seria reformado porque a grama estava morrendo e não estaria boa para a competição. ``Nossos objetivos são garantir que as partidas de futebol sejam jogadas em Canberra como foi agendado e que o gramado esteja dentro do mais alto padrão'', disse.
``A melhor maneira de chegar a esses objetivos é pela decisão que tomamos hoje'', declarou Knight.
A capital federal foi designada para hospedar 11 das 48 partidas de futebol do torneio olímpico, incluindo o jogo de abertura, no dia 13 de setembro.
O estádio, que normalmente é usado para jogos de rúgbi, foi reformado no início de agosto, mas a grama, cultivada em Cairns, no Estado tropical de Queensland, ao norte do país, sofreu choque térmico ao ser transferida para as frias temperaturas de Canberra.
Knight disse que o custo da reforma do gramado seria conhecido pelo governo do Território da Capital Australiana (ACT), mas não informou se está garantido que os jogos permaneçam em Canberra.
O presidente do Comitê Olímpico Australiano, John Coates, havia declarado que a decisão final caberia à Federação Internacional de Futebol (Fifa).
A reforma deve começar na semana que vem e durar pelo menos três dias. A Fifa fará a decisão final assim que inspecionar o campo.
Segundo reportagem do Canberra Times, o governo do ACT está sustando o pagamento à empresa que forneceu a grama atual.
O jornal noticiou ainda que o governo teria aprovado um plano de cobrir o dano pintando a grama com spray verde antes que as emissoras de TV e fotógrafos a inspecionem.