Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




ONU pede trégua mundial durante os Jogos
Quinta-Feira, 31 Agosto de 2000, 16h37

Nova York - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, apelou esta quinta-feira para que os países em conflito observem uma trégua durante a celebração dos Jogos Olímpicos de Sydney, de 15 de setembro a 1º de outubro.

Em mensagem às XXVII Olimpíadas, Annan declara que se une à Assembléia Geral da ONU para "exortar a todos os beligerantes a observar uma trégua olímpica. (...) Isso pode parecer irrealista. Mas como todos os atletas diriam, nada se faz sem uma cota de sonho", declarou.

Os 188 países-membros da Assembléia Geral da ONU adotaram em novembro de 1999 uma resolução não vinculante a favor de um cessar de hostilidades durante a celebração dos jogos.

O porta-voz da ONU Fred Eckhard destacou que a bandeira da organização tremulará em Sydney, junto às bandeiras dos países participantes.

A idéia de uma trégua olímpica foi lançada pela Grécia, berço dos primeiros jogos da Antigüidade, durante os quais era celebrada uma trégua nos eventuais conflitos bélicos que existiram.

Em julho passado foi inaugurado em Atenas um Centro internacional pela trégua olímpica, com a idéia de alentar a reconciliação entre os povos, graças ao esporte.

France Presse


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Organização
Para palestinos, política importa mais que medalha
Pacote em trem mobiliza esquadrão antibombas em Sydney
Jogos devem ter 5 dias de chuva
Motoristas voluntários deixam organizadores a pé



Veja lista completa