São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten é, nesta quinta-feira, o novo número 1 da Lista de Entrada, o antigo ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Com a eliminação do norte-americano Andre Agassi nesta quinta-feira do US Open, Guga, mesmo tendo sido eliminado na primeira rodada da competição disputada nas quadras rápidas de Flushing Meadows, ultrapassa o rival na listagem. O americano não resistiu ao francês Arnaud Clement. Perdeu com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4. Foi sua terceira derrota para esse mesmo rival nas últimas quatro partidas.
A nova Lista de Entrada só vai ser divulgada no dia 11 de setembro e Guga ainda pode ser ultrapassado por quatro tenistas no US Open. As maiores ameaças, no entanto, são o norte-americano Pete Sampras e o sueco Magnus Norman. No entanto, se os rivais não fizerem boas campanhas, o tenista de Santa Catarina vai se tornar o primeiro brasileiro e o segundo sul-americano na história a assumir a liderança do antigo ranking mundial. Guga já é o número 1 da Corrida dos Campeões, o novo ranking mundial. Mas também pode perder essa posição tanto para Norman quanto para Sampras, que ainda estão na disputa do US Open.
A queda de Agassi acontece por ter o tenista muitos pontos a defender em relação ao torneio do ano passado. A Lista de Entrada contabiliza os 14 melhores resultados de cada um dos jogadores nas últimas 52 semanas. Entre os melhores resultados de Agassi, estavam os 962 pontos que ele ganhou no ano passado a ser campeão do US Open. Com a realização da edição 2000 do torneio, o americano tem que descartar esses pontos substituindo-o por uma competição de pontuação mais baixa.
Com isso, Agassi, atual líder, terá 3.020 pontos na lista de inscrições que
será divulgada no dia 11 de setembro, enquanto o atual segundo colocado Guga
terá 3.283, ultrapassando o americano. Agora, o brasileiro tem de torcer
contra quatro jogadores para aparecer na liderança do ranking antigo: os
suecos Magnus Norman, terceiro colocado, e Thomas Enqvist, quinto; o
americano Pete Sampras, quarto; e o russo Marat Safin, sétimo (o russo
Yevgeny Kafelnikov, sexto da lista de inscrições, não tem chance de assumir
a liderança durante o US Open porque tem 358 pontos a defender na
competição).
A possibilidade de Guga ser ultrapassado não é pequena. Pete Sampras, que não disputou o US Open do ano passado por causa de uma competição, por exemplo, não tem pontos a defender. Ele soma 3.039 pontos na Lista de Entrada e tem condições de superar o brasileiro com uma boa campanha nesse ano. Norman, que tem 3.180 pontos na Lista de Entrada, tem 144 pontos para defender no US Open.
Guga será o líder da lista se acontecer a seguinte combinação de resultados:
se Norman e Sampras não chegarem até às quartas-de-final; se Enqvist não for
um dos finalistas; e se Safin não conquistar o título.