Bruxelas - A União Européia, por meio de sua porta-voz da Comissão Européia do Esporte, elogiou nesta sexta-feira o sistema espanhol de transações de jogadores de futebol, definido-o como um dos mais sólidos do ponto de vista jurídico. “O sistema espanhol é forte e muito sólido juridicamente”, afirmou Viviane Reding, em alusão à polêmica levantada em torno do assunto nos últimos dias. A porta-voz anunciou que trata-se de um sistema interessante.
No entanto, ela não comentou sobre a possibilidade de que o mesmo seja utilizado como modelo para a elaboração das novas normas sobre o assunto por parte da Fifa e da UEFA.
A comissão da UE acompanhou com interesse a reunião realizada nesta quinta-feira em Zurique, que contou com representantes dos dois organismos citados acima, de ligas e de sindicatos de jogadores. Ao final, foram anunciadas alternativas que incluem diversas propostas para que as normas de negociações sejam feitas de acordo com o direito comunitário e a livre circulação de trabalhadores.
Viviane Reding afirmou que é um elemento positivo o fato da Fifa ter aceito a busca de uma solução e anunciado uma série de propostas destinadas a modificar os critérios de negociações de jogadores. Antes de uma reação oficial, Bruxelas espera conhecer com detalhes todas elas nas próximas semanas.