Belo Horizonte - O confronto dos lanternas. O jogo de hoje, no Independência, às 16 horas, entre América e Guarani, reúne as duas últimas equipes na classificação do Módulo Azul da Copa João Havelange. O América está na lanterna com dois pontos em cinco jogos e o Guarani tem quatro em oito partidas. Os dois times são os únicos que ainda não venceram na competição.
O técnico Jair Pereira, os jogadores e até a torcida americana estão confiantes na conquista da primeira vitória na partida de hoje. “Vamos colocar em prática o que estamos treinando e nos impor, com o pensamento positivo: 'somos capazes de ganhar essa partida'", declara o treinador do América.
Segundo Jair Pereira, a equipe já poderia ter conseguido sua primeira vitória, nos jogos contra Fluminense e Atlético Paranaense, que, após empatarem com o América, venceram fora de casa Vitória e Botafogo, respectivamente. “O grupo é bom, confio nele. Só que tem que chegar lá e ganhar. Vou com a cabeça na vitória. Estou pensando que temos condições de vencer o Guarani", afirma o técnico.
A confiança de Jair Pereira na vitória diante do Guarani é tanta que ele chama a torcida para assistir ao que chama de início da classificação do América para a segunda fase. O pensamento do atacante Celso, que volta à equipe, é o mesmo. “Depois da primeira vitória, vamos deslanchar. E com certeza ela virá nessa partida contra o Guarani", promete o jogador.
Jair Pereira assistiu aos teipes de alguns jogos do Guarani, mas sua preocupação maior é outra. “O perigo é deixar passar essa oportunidade de vencer. Em casa, temos que ter personalidade", avisa o treinador, que diz não se importar com a situação ruim do time de Campinas. “O problema do outro lado é deles", afirma.
Para o banco de reservas, foram relacionados, após o treino de ontem de manhã, Fábio Noronha, André Figueiredo, Pintado, Renatinho, Ruy, Wellington Amorim e Sorato, que deve entrar no segundo tempo. O ingresso vai custar apenas R$ 5,00. Crianças até 12 anos e mulheres entram de graça no Independência.
Nos confrontos entre as duas equipes, o Guarani nunca conseguiu vencer o América. Foram sete partidas, com duas vitórias do América e cinco empates. O time mineiro marcou 11 gols e levou nove. O primeiro jogo foi dia 23 de abril de 1967, um amistoso vencido pelo América por 2 a 1, em São Paulo, e o último, dia 9 de agosto de 98, que terminou com o mesmo placar, pelo Campeonato Brasileiro, em Campinas.