São Paulo - Romário terá a missão de fazer o primeiro gol do ataque brasileiro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 na partida contra a Bolívia. O jogo será disputado no domingo às 17h, no estádio do Maracanã, pela oitava rodada da competição.
O técnico Wanderley Luxemburgo já convocou outros 12 jogadores para a posição, mas os atacantes não conseguiram marcar. Assim como nas Eliminatórias para a Copa de 1994, quando o Brasil precisava ganhar do Uruguai, também no Maracanã, Romário foi convocado para salvar a seleção. Na oportunidade, o atacante marcou os dois gols da vitória de 2 a 0 sobre os rivais sul-americanos.
Dos nove gols marcados pela equipe brasileira no torneio deste ano, o meia Rivaldo marcou quatro. O zagueiro Antônio Carlos fez dois, o volante Vampeta, dois e o meia Alex, um.
A seleção de Luxemburgo faz a pior campanha da história das Eliminatórias. A equipe já perdeu duas vezes (contra Paraguai e Chile), sendo que a única derrota havia acontecido em 1993, contra a Bolívia.
A melhor partida do time foi na vitória contra a Argentina, no Morumbi, por 3 a 1, depois de Luxemburgo passar pela primeira crise no comando da seleção, após a derrota para o Paraguai.
Luxemburgo colocará em campo no domingo a oitava formação diferente. O técnico ainda não encontrou a equipe ideal, além de ter de administrar problemas de contusão e suspensão. Para a partida contra a Bolívia, apenas o zagueiro Edmílson está suspenso, com dois cartões amarelos.
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) confirmou na sexta-feira que o lateral-esquerdo Roberto Carlos não recebeu cartão amarelo no jogo contra o Chile. O técnico não convocou o jogador, justificando que o lateral do Real Madrid estava suspenso.
O Brasil tem 11 pontos nas Eliminatórias e está em quarto lugar. Os quatro primeiros classificam-se para a Copa do Mundo de 2002 e o quinto tem o direito de disputar uma vaga contra o representante da Oceania.