São Paulo - Sem maiores aspirações para o segundo semestre, a diretoria do Palmeiras transformou sua equipe principal, a que disputa as copas Mercosul e João Havelange, numa verdadeira filial do Palmeiras B, que representa o clube na série B2 (antiga B1-B), equivalente à 5.ª divisão do campeonato paulista. Como a maioria dos jogadores que tinham vínculo com a Parmalat deixaram o Alviverde, nomes como o lateral Jorginho, o zagueiro Thiago Matias, entre outros, vindos do Palmeiras B, ganharam espaço na elite futebolística do clube. "O Palmeiras B serve exatamente para dar uma contribuição à equipe principal", afirmou o coordenador-técnico Márcio Araújo.
O clima na Academia, com os campeonatos em plena atividade, é de final de temporada. Os próprios jogadores estão conscientes de que o clube vive uma fase de laboratório. Segundo afirmou o goleiro Sérgio, a maioria do grupo espera ganhar espaço no próximo ano, quando a ISL deverá assumir o lugar da Parmalat como parceira e as contratações de peso começarão a surgir, com vistas à Copa Libertadores e ao Mundial de Clubes da Fifa. "Por isso a diretoria está mais incentivando do que cobrando".
Por enquanto, segundo Márcio Araújo, o Palmeiras não irá fazer contratações. O coordenador ressaltou que a idéia é mesmo introduzir no grupo principal os jogadores da Segunda divisão. "Em vez de serem emprestados, podem ser aproveitados e ajudar o próprio Palmeiras", disse o coordenador, ressaltando que o clube não havia acertado a vinda do meia Nildo, do Sport Recife.
A realidade atual palmeirense é outra. Além de Thiago Matias e Jorginho, fazem parte do grupo os laterais-esquerdo Ânderson e Vágner, o lateral-direito Augusto, o zagueiro Marco Antônio, o volante Dinho, os meias Beto e Chocolate e o atacante Neto. Todos vieram do Palmeiras B e a maioria está inscrita tanto na Mercosul como na João Havelange.
Para a partida diante do Cruzeiro, quinta-feira, pela Mercosul no Palestra Itália, onde o Alviverde não vence há seis partidas o técnico Marco Aurélio deverá fazer alterações na equipe que foi derrotada por 3 a 0 para o São Paulo, na Copa João Havelange. Retornam o lateral Arce, que serviu à seleção paraguaia, o lateral-esquerdo Tiago Silva - já que Jorginho não agradou o técnico na última partida -, o volante Flávio e o meia Juninho, recuperados de contusão.