Sydney - O campeão australiano de natação Kieren Perkins foi oficialmente repreendido por chamar o norte-americano Gary Hall de “uma farsa das drogas”. A tensão aumentou entre as duas nações, que pretendem dominar as piscinas olímpicas. O presidente do Comitê Olímpico Australiano, John Coates, disse numa conferência de imprensa que já havia avisado ao treinador de Perkins que o nadador não deveria dizer tais coisas.
Perkins respondeu a comentários feitos por Hall, que escreveu em sua coluna na Internet que os americanos esmagariam os australianos como guitarras nos jogos de Sydney. Recordista mundial, tentando o ouro nos 1.500m em sua terceira Olimpíada sucessiva, Perkins fez referências nesta terça à suspensão por três meses de Hall pelo teste positivo de maconha, há dois anos.
“Eu não recebo muitos avisos quanto ao uso de drogas, então não me preocupo muito com ele”, disse Perkins. “Ele foi suspenso, não foi? Então é fato, ai está.” Questionado se realmente queria dizer o que disse, Perkins acrescentou: “Eu não tenho que competir com ele. Com o que eu deveria me preocupar?”.
“Kieren sabe que não deveria ter dito aquilo e será mais cuidadoso. Ainda assim eu tratarei de lembrá-lo”, disse John Coates. “Seu treinador teve de falar com ele, que concordou que não deveria ter dito isso. Eu terei de falar com ele e explicar novamente alguns valores sob os quais a equipe australiana vai competir nestes Jogos.”
Coates já havia desculpado-se com a delegação norte-americana na semana passada após comentários polêmicos do saltador em distância Jai Taurima. Ele irritou os americanos quando menosprezou as chances dos saltadores Melvin Lister e Savante Stringfellow dizendo que eles teriam que lutar muito para ter sucesso em Sydney.
Agência Estado