Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Iatismo terá cenário de cartão postal
Terca-Feira, 05 Setembro de 2000, 19h52

Sydney - A Casa de Ópera e a ponte do Porto de Sydney fornecerão um cenário espetacular para os eventos de iatismo nas Olimpíadas.

As regatas geralmente são banidas para um local distante da cidade-sede. Em Sydney, a beleza natural do porto trará o esporte para o centro das atenções durante as competições de 15 dias.

``O iatismo será a vitrine dos Jogos, e o único esporte que poderá ser visto gratuitamente do começo ao fim'', disse o responsável pelas regatas olímpicas, Glen Bourke, ele mesmo natural de Sydney e ex-campeão mundial.

As cerimônias de entregas de medalhas de regatas serão feitas nos degraus da Casa de Ópera.

``Fui ao local e imaginei a entrega de medalhas ali'', disse Neville Wittey, que representará a Austrália na classe Soling de iatismo. ``É muito emocionante e eu tenho a chance de estar lá.''

A Austrália foi o país líder nos eventos de iatismo dos Jogos de 1996 e tem campeões mundiais em três classes. A intimidade com as águas locais também ajudarão a equipe.

A dupla australiana Chris Nicholson e Daniel Phillips deve dominar a classe 49er de iatismo -- uma nova modalidade nas Olimpíadas --, depois de ter vencido o campeonato mundial por três vezes.

Os ventos do porto, influenciados pelas baías e colinas que fazem dele um anfiteatro natural, testarão o talento das duplas nos rápidos e instáveis barcos 49er.

Quatro das seis raias olímpicas ficam no porto, enquanto outras duas ficam em sua entrada, do lado de fora.

Para os que não estiverem satisfeitos com a visão gratuita das competições, haverá 10 barcos de espectadores seguindo as corridas. Os 11 eventos, que começam no dia 17 de setembro, serão disputados por 75 países, com nove diferentes classes de barcos, enquanto o iatismo celebra os cem anos de presença nas Olimpíadas. Por causa do perfil do esporte, os iatistas podem desfrutar de uma longa carreira. Dane Paul Elvstrom bateu um recorde quando ganhou sua quarta medalha de ouro em Jogos sucessivos, em 1960 da classe Finn. Elvstrom ainda estava competindo nos Jogos de 1988, em Seul. Formando equipe com sua filha, ele ficou em quarto lugar. Entre os favoritos em Sydney, está outro veterano: Jochen Schumann. Ele ganhou a primeira de suas três medalhas de ouro em 1976, velejando pela ex-Alemanha Oriental na classe Finn. Há quatro anos, em Atlanta, ele representou a Alemanha na classe Soling. Outro nome de destaque é o brasileiro Torben Grael, que tem medalhas de ouro, prata e bronze e vai buscar mais glórias na classe Star.

Reuters


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: vela
Vela é esperança de medalha argentina
Ventos de 80 km/h viram barcos em Sydney
Equipe de iatismo já treina na Austrália
Scheidt já chega a Sydney para buscar o bi



Veja lista completa