Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Ventos de 80 km/h viram barcos em Sydney
Terca-Feira, 05 Setembro de 2000, 11h10

Sydney - As embarcações olímpicas viraram, a estação de trens dos Jogos Olímpicos foi urgentemente evacuada e a prática de remo e canoagem foi suspensa nesta terça-feira, quando fortes ventos atingiram Sydney. Rajadas de até 80 quilômetros por hora derrubaram linhas de força dos trilhos, cortando os serviços de trens para o Estádio Olímpico por aproximadamente quatro horas.

Cerca de 400 passageiros foram tiveram que deixar às pressas a estação de trens do Parque Olímpico. Um trem ficou preso no caminho e 150 passageiros foram retirados.

O efeito do vento no sistema ferroviário trouxe de volta o medo de que Sydney não seja capaz de arcar com o fluxo de centenas de milhares de espectadores que se encaminharão do centro da cidade ao principal local de competição. O porta-voz de um centro de meteorologia disse que os ventos registrados na Baía de Homebush, principal local de competições, foram os mais fortes este ano.

A administradora dos locais de regatas, Jane Eagleson, disse que 150 atletas estavam competindo em corridas de treinamento no porto de Sydney quando os ventos começaram, no meio da tarde. Eagleson disse que vários iates viraram.

"Houve também barcos que se partiram, mas todo mundo desembarcou com segurança", disse. O responsável pela área de remo, Les Murphy, disse que o centro de regatas foi fechado às 3 horas, horário local, quando o centro de meteorologia previu ventos de 90 km/hpara o fim da tarde. Equipes de remo da Itália, Japão, México e República Checa foram avisadas para liberar a raia e o local foi fechado.

Setembro é um dos meses com mais vento em Sydney, onde a primavera acaba de começar. As temperaturas na cidade subiram a 26ºC, mas há previsões de que vá esfriar nos próximos dias. São esperados ventos mais brandos de 10 a 20 nós.

O presidente do Comitê Olímpico Australiano (COA), John Coates, disse numa coletiva que os organizadores dos Jogos não poderiam fazer nada contra as forças da natureza. "Os iatistas provavelmente gostaram do que aconteceu hoje, mas os remadores não".

Segundo Coates, se os ventos se repetirem durante os Jogos, de 15 de setembro a 1o de outubro, há flexibilidade suficiente na programação para reagendar eventos.

Reuters


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Organização
Abertura vai ser viagem mística pela Austrália
Brasileiro se sente rejeitado na Austrália
Fiscalização de Sydney barra até frutas
Loteria rende R$ 188 mil ao COB



Veja lista completa




 VEJA AINDA



SYDNEY: vela
Equipe de iatismo já treina na Austrália
Scheidt já chega a Sydney para buscar o bi
Brasileiros já entram na Vila Olímpica
Iatistas brasileiros ‘abrem’ Vila Olímpica



Veja lista completa




 VEJA AINDA



SYDNEY: Canoagem
Canoagem se refugia no oeste da Austrália
Canoísta conta que sentiu morte de perto
Regata do Lago de Furnas recebe atletas olímpicos
Canoísta passa em exames e vai aos Jogos



Veja lista completa