Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Kid usa motivação de oito anos para ganhar medalha
Quarta-Feira, 06 Setembro de 2000, 02h07

Camberra (Austrália) - Às vésperas de completar 30 anos o líbero Kid, da seleção brasileira de vôlei, vai finalmente realizar um sonho: participar de uma Olimpíada. O jogador, que sempre esteve entre os mais premiados do esporte no país e sempre foi muito valorizado nas renovações de contrato, fez na terça-feira o seu primeiro treino em Camberra, onde a equipe passará pelo período de aclimatação. Empolgado, o jogador gaúcho sonha agora em ajudar a seleção a obter um lugar no pódio dos Jogos de Sydney.

A empolgação de Kid é mais do que justificada. Afinal, nas últimas duas olimpíadas foi cortado às vesperas da viagem para Barcelona, em 1992, e Atlanta, em 1996. Em Atlanta, chegou a ser reconvocado para o lugar de Carlão, contundido. Recebeu todo o uniforme olímpico, mas não viajou porque o prazo de inscrição havia terminado.

“Esperei oito anos por este momento e quero curti-lo da melhor maneira possível”, comenta o atleta, que vive um momento muito especial também em sua vida pessoal – será pai pela segunda vez, em novembro, agora de uma menina, Gabriela. “A sensação de ser cortado é muito estranha, mas no meu caso só me deu força para melhorar”, prossegue. “Depois de ser dispensado em 1992 por ser considerado limitado, treinei tanto que em 1993 não perdi nem par ou ímpar no vôlei.”

Melhor atacante e jogador da última Superliga, Kid foi convocado para atuar na posição de líbero, o atleta que tem a função de defender e passar. O fato de não jogar no ataque não o aborrece. Ao contrário, ele acha que a nova função foi criada para ele. “Adoro jogar na posição”, garante. “Estou totalmente adaptado e posso mostrar agora que sou versátil.”

Vice-campeão brasileiro com a Unisul, de Santa Catarina, Kid está de mudança com a família para Florianópolis. Ele ficou apaixonado pela capital catarinense e já pôs à venda uma casa e um apartamento que tem em São Paulo, sua base nos últimos anos.

Amistosos – Nos próximos dias, a preparação da seleção brasileira, campeã olímpica em Barcelona, inclui a disputa de quatro amistosos: dois em Camberra, com a Austrália (sexta e segunda-feira), e dois em Sydney (contra os Estados Unidos, no dia 13, e a Iugoslávia, no dia 14).

De acordo com o técnico Radamés Lattari Filho, a prioridade a partir de agora será acertar o desempenho coletivo do time. “Fizemos um bom trabalho individual em Barueri e no Rio nas últimas semanas”, lembra o treinador da equipe medalha de bronze na Liga Mundial deste ano e vice-campeã da Copa América. “Vamos agora corrigir detalhes para deixar o time pronto para a estréia no dia 17.”

O Estado de S.Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Vôlei masculino
Bernardinho "espiona" treino dos homens
Tande diz que companheirismo dá medalha
CBV homenageia campeões olímpicos de 82
Lattari tira favoritismo do Brasil



Veja lista completa