Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




O Pelé do hipismo deu seu show
Sexta-Feira, 08 Setembro de 2000, 02h44

Camberra - Foi mais ou menos como se Pelé fosse ver o treino da Seleção Olímpica e de repente resolvesse driblar, chutar a gol, fazer ambaixadinhas. Nelson Pessoa Filho, o Neco Pessoa, um dos melhores cavaleiros de todos os tempos, decidiu treinar o cavalo de seu filho Rodrigo Pessoa, que participará da Olimpíada, e acabou vivendo um dia de celebridade no Parque Horsley, local das competições de hipismo nos Jogos de Sydney. Neco estava treinando o cavalo Baloubet du Rouet quando foram colocados dois obstáculos na pista. O ginete resolveu testar o cavalo e, ao saltar, fez com que todas as atenções dos presentes ficassem concentradas nele, que é considerado um dos mais técnicos cavaleiros da história do esporte.

"Ele parou o Horsley Park", conta o chefe da equipe de Concurso Completo de Equitação (CCE), João Franco Pontes. Segundo ele, Neco é uma celebridade entre os fãs de hipismo e a maioria das pessoas que estavam trabalhando no centro eqüestre jamais haviam visto o cavaleiro saltar ao vivo. "Um monte de gente tirou fotos", conta Álvaro Affonso de Miranda Neto. A maioria dos fãs, segundo Doda, eram voluntários e tratadores dos cavalos das outras equipes.

O cavaleiro, que é técnico das equipes de salto do Brasil e da Arábia Saudita, está ajudando na preparação dos cavalos brasileiros, que são treinados em seu haras, próximo de Bruxelas. Em Sydney, Neco tem um privilégio reservado para poucos: duas credenciais olímpicas, uma como técnico da equipe saudita, outra como treinador da equipe brasileira.

Incentivo importante - Não satisfeito com todo o trabalho que já tem com as equipes de saltos, o cavaleiro se ofereceu para ajudar a equipe brasileira do CCE, que ganhou um reforço importante para a disputa da Olimpíada de Sydney. Neco vai montar os cavalos e conduzir os exercícios dos ginetes que vão disputar os Jogos. Segundo Pontes, a notícia empolgou os atletas, que na quinta-feira já começaram a treinar com o cavaleiro. O CCE é composto de provas de adestramento, saltos e cross country. Neco vai dar assistência para aperfeiçoar o trabalho da equipe nos saltos.

"Tenho experiência em treinamentos da equipe do CCE porque trabalho com o atual número 1 do ranking, que treina no meu haras", conta Pessoa. O cavaleiro, que disputou sua primeira olimpíada em 1956, conta que nunca tinha trabalhado com a equipe brasileira de concurso.

"Isso aconteceu só agora porque é a primeira vez que o grupo deles treina no mesmo lugar que os cavaleiros de saltos", explica. Neco diz que seu objetivo no trabalho com os cavaleiros do CCE é acrescentar as informações que adquiriu ao longo de sua (brilhante) carreira internacional.

Para Doda, treinar com o cavaleiro é uma grande vantagem da equipe brasileira. "Com ele por perto a gente pode ter certeza de que não vai precisar se preocupar com mais nada a não ser a competição, porque ele sabe tudo sobre preparação no hispismo de saltos."

O Jornal da Tarde


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



Hipismo
Cavaleiro quer reaproximação com grupo
Começa na sexta última tapa do Brasileiro de hipismo rural
Alfenas recebe prova de enduro eqüestre
Alfenas recebe brasileiro de Enduro Eqüestre



Veja lista completa