Sydney - A ordem veio do megaprodutor George Lucas: "Vamos parar por 20 dias". É, Lucas está filmando mais um dos episódios de "Guerra nas Estrelas" num estúdio em Sydney e resolveu dar um tempo nas filmagens.
Tudo na cidade gira em torno da Olimpíada, e contra esse espetáculo não dá para competir. O estúdio foi alugado por Lucas por US$ 80 milhões e está reservado para outras produções cinematográficas até 2003.
Os estúdios de cinema da Austrália têm sido preferidos pelos grandes produtores norte-americanos em razão de custos mais baixos. A realização dos Jogos de Sydney não paralisou apenas a produção de "Guerra nas Estrelas". Outros estúdios também decidiram dar um tempo nas filmagens para retornar depois que o esporte estiver fora do foco de atenção dos australianos. Numa época como essa, fica difícil até conseguir uma remessa de galões de água, pois tudo tem sido desviado para atender ao Comitê Organizador da Olimpíada.
A Austrália vem se constituindo no grande filão para as grandes produções norte-americanas. Para se ter idéia, alguns dos últimos grandes sucessos de bilheteria em todo mundo foram filmados por lá. Estão entre eles: "Matrix" (Keanu Reeves e Laurence Fishburn) e "Missão Impossível 2" (Tom Cruise).
Agência Estado