[São Paulo] – O melhor atleta de tênis de mesa do Brasil, Hugo Hoyama, está utilizando um manual feito por seu técnico chinês para tentar controlar a ansiedade para estrear nos Jogos Olímpicos de Sydney.
"Dependendo do dia, estou treinando um ou dois períodos com o Francisco Arado, de Cuba. Dá mais ou menos uma hora cada sessão, pois não quero me cansar muito. Também já estou cansado de treinar. Não vejo a hora de estrear. Quero jogar logo", disse.
As competições de tênis de mesa das Olimpíadas começam dia 16. Hoyama disputa duplas e simples, enquanto que o outro brasileiro, Carlos Issamu Kawai, que chega na segunda-feira, joga só duplas, e Lígia Santos, simples.
Hugo Hoyama conta ainda com um um manual de treinamento escrito por seu treinador particular, o chinês Wey Jian Ren, que não pôde ir a Sydney.
No manual, Rien detalhou os exercícios físicos, técnicos e táticos, além da carga horária e até conselhos nutricionais. Wey Jian terá o apoio da Internet para se comunicar com seu atleta.
Wey Jian Ren acompanhou parte dos trabalhos de Hoyama na Bélgica, e está otimista quanto à possibilidade de medalhas: "O Hugo está treinando muito forte e na Bélgica esteve com os melhores do mundo. Ele tem, além de confiança, excepcional capacidade de concentração. Nós temos chances de medalha", afirmou o técnico.
Redação Terra